Pinterest Analytics: Descubra as Métricas Mais Importantes para ter Sucesso no Pinterest!

Afinal, como usar o Pinterest Analytics de maneira estratégica para obter melhores resultados em suas ações de marketing?

Neste artigo, irei compartilhar com você as métricas que são realmente relevantes e importantes para aumentar suas conversões no Pinterest!

As mudanças de algoritmo tem feito muitos Afiliados ficarem desanimados pela queda de visualizações mensais no Pinterest…

Mas, você sabe quais são as métricas que precisa analisar e levar em conta, de fato, para crescer na plataforma?

Fica aqui comigo, que eu vou te contar exatamente o que fazer para ter resultados expressivos e constantes por lá 😉 

Afinal, o que é o Pinterest Analytics?

O Analytics do Pinterest é uma ferramenta disponibilizada gratuitamente para todos os criadores de conteúdo que possuem uma Conta Comercial no Pinterest

Essa ferramenta deve ser estudada e usada como uma espécie de bússola para você que deseja ter resultados no Pinterest de verdade.

Ao longo deste artigo, eu vou compartilhar com você algumas métricas gerais do Pinterest, como:

  • Impressões
  • Engajamentos
  • Público total
  • Público engajado

Mas, também quero falar sobre métricas mais específicas de cada tipo de Pin. Combinado?!

Métricas Gerais do Pinterest Analytics

Impressões: representam o número de vezes que os seus Pins foram vistos, de maneira geral dentro da plataforma.

Engajamentos: são o número total de engajamentos nos seus Pins. Isso inclui os Cliques e os Pins Salvos.

Público total: é o total de pessoas que viram os seus Pins ou se engajaram com eles.

Público engajado: representa o número de pessoas que se envolveram com seus Pins. Ou seja, fizeram alguma ação específica quando viram o seu Pin.

A principal diferença entre as Impressões e o Público total, é que as impressões representam o quando o Pinterest distribuiu seus Pins na plataforma. Isso significa que não necessariamente o público que viu esses pins se engajou com eles. 

Como a liberação de Anúncios no Pinterest afeta seus resultados na plataforma

Como a liberação de Anúncios no Pinterest afeta seus resultados na plataforma

Você já deve ter reparado que neste ano de 2021 os Anúncios do Pinterest foram liberados aqui no Brasil

E, sem dúvidas, isso afeta totalmente a maneira como você utiliza a plataforma.

O Pinterest tem se esforçado para trazer melhorias contínuas  que vão nos auxiliar a compreender o comportamento dos nossos visitantes e clientes.

Porém, para entender como analisar e utilizar essas informações a favor do nosso negócio, vamos conhecer mais algumas métricas importantes disponíveis no Pinterest Analytics!

Desempenho ao longo do Tempo

Se você reparar, na área de “Visão Geral” dentro do Analytics do Pinterest, em “desempenho ao longo do tempo“, você vai encontrar os seguintes tópicos:

  1. Impressões
  2. Engajamentos
  3. Cliques no Pin
  4. Cliques de saída
  5. Pins salvos
  6. Taxa de engajamento
  7. Taxa de cliques no Pin
  8. Taxa de cliques de saída
  9. Taxa de Pins salvos
  10. Público total
  11. Público engajado
  12. Público total mensal
  13. Público engajado mensal

Uffa! Só aqui nessa área, são 13 possibilidades de fazer análises específicas dos seus Pins. 

Mas, quais delas são mais relevantes?  O que você deve levar em consideração quando o assunto é Conversão em Tráfego Orgânico?

Métricas de Vaidade x Métricas Reais

Métricas de Vaidade x Métricas Reais

Muitas pessoas se apegam as chamadas “Métricas de Vaidade”. Geralmente esses são números visíveis publicamente dentro de um perfil no Pinterest.

As 2 principais Métricas de Vaidade no Pinterest são:

  • O número de seguidores
  • Visualizações mensais

E, calma. Eu não estou dizendo que essas métricas não tem sua importância. 

O que eu quero dizer é que elas definitivamente não são as métricas mais relevantes quando falamos de ter resultados no Pinterest.

Tanto o número de seguidores, quanto o número de visualizações mensais, não são fatores determinantes para que você obtenha tráfego organicamente através do Pinterest.

O que você precisa de fato é saber como analisar suas conversões!

Ou seja, muito mais do que ser capaz de construir um perfil com milhares ou até milhões de seguidores no Pinterest, é fundamental que você compreenda o comportamento desses potenciais clientes.

Somente assim, você será capaz de convertê-los em visitantes no seu Site/Blog, Leads e Compradores dos produtos que você deseja vender como Afiliada.

As Métricas Reais no Pinterest

Ok, então quais são as métricas mais importantes que você precisa levar em consideração ao usar o Pinterest Analytics?

Mais abaixo eu vou mostrar prints do meu perfil onde falarei sobre as métricas específicas dos seguintes formatos de Pins:

  • Pin de Vídeo
  • Pin Padrão
  • Pin de Ideia

Mas, de maneira geral, as métricas mais importantes que você deve analisar são:

Cliques no Pin: número total de cliques no seu Pin para acessar os conteúdos dentro ou fora da plataforma.

Cliques de saída: representa o número total de cliques para a URL de destino associadas ao seu Pin.

Pins salvos: refere-se ao número de vezes que o seu Pin foi salvo por um usuário na plataforma.

Quando nosso objetivo é aumentar o tráfego em nosso site/blog, gerar mais leads e converter em vendas como Afiliada, sem dúvidas essas são as métricas que devemos analisar com bastante cautela. 

Mas, como eu disse, cada formato de Pin possui métricas ainda mais específicas.

E, é sobre isso que irei falar daqui em diante neste artigo 😉 Então, vamos continuar…

Métricas do Pin de Vídeo no Pinterest

Abaixo eu compartilho com você um print das métricas de um Pin de Vídeo.

Métricas do Pin de Vídeo no Pinterest

Aqui você vai reparar que o Pinterest Analytics mostra:

  • Visualizações de vídeo
  • Reprodução até 95%
  • Tempo médio de reprodução
  • Tempo total de reprodução
  • Clique no Pin
  • Pins salvos
  • Cliques de saída

Vamos entender o que cada um desses tópicos representa, e como você pode usar esses dados para alavancar seus resultados no Pinterest usando a estratégia de vídeos! 

Nomenclatura do Analytics de Pins de Vídeo

Antes de analisar o Pin de vídeo, eu vou descrever aqui o que significa cada um desses tópicos mencionados acima. Assim, você não fica com dúvidas durante a explicação 😉 

Visualizações de vídeo: qualquer reprodução contínua por 2 segundos com 50% do seu Pin de vídeo em visualização.

Reprodução até 95%: refere-se ao número de vezes que a visualização do seu Pin de Vídeo atingiu pelo menos 95% de visualização. 

Tempo médio de reprodução: tempo médio de reprodução do seu Pin.

Tempo total de reprodução: tempo total de reprodução do Pin em minutos.

Clique no Pin: número total de cliques para acessar o conteúdo do Pin dentro ou fora do Pinterest.

Pins salvos: número de vezes que o Pin foi salvo.

Cliques de saída: número total de cliques para a URL de destino associada ao seu Pin.

Analise um Pin de Vídeo na prática

Você pode reparar que os Pins de vídeo geralmente trazem ótimos resultados em termos aumento de impressões e consequentemente das visualizações mensais do seu perfil no Pinterest.

Porém, isso não necessariamente significa que irá gerar mais tráfego em seu site/blog através dele, por exemplo. 

Até porque, mesmo sendo possível inserir links associados aos pins de vídeo, o objetivo principal desse formato de Pin, é entregar o conteúdo dentro do próprio Pinterest. 

Por isso, é fundamental que você trabalhe uma estratégia com formatos diversificados de conteúdo. 

Porque assim, você “surfa a onda das novidades” na plataforma, construindo maiores chances de alcançar mais visitas em seu perfil, que podem gerar mais seguidores, engajamento, e consequentemente mais visitas, leads e vendas. 

Métricas de Pin Padrão no Pinterest

Os “Pins Padrão” são os pins estáticos, contendo 1 imagem apenas. 

Como você pode conferir na imagem abaixo, as principais métricas desse formato de Pin, são:

  • Impressões
  • Cliques no Pin
  • Pins Salvos
  • Cliques de saída
Métricas de Pin Padrão no Pinterest

Esse tipo de Pin é um dos mais populares e utilizados pelos criadores de conteúdo, por ser o formato mais fácil de criar. 

Além disso, é possível agendar os pins padrão usando a própria ferramenta de agendamento do Pinterest.

A nomenclatura dos Pins padrão são bem mais simples de compreender. Ao longo deste artigo, elas já foram descritas algumas vezes. Por isso, não vou repetir aqui. 

Analisando Pin Padrão no Pinterest Analytics

O Pin padrão, sem dúvidas, é o formato que tem maior potencial de gerar tráfego orgânico para os seus canais de comunicação online.

Porém, muitos Afiliados tem desanimado em criar pins e até em usar o Pinterest, justamente porque esse foi o formato de pin mais afetado diante das mudanças no algoritmo em 2021.

Mas, calma! Tudo tem solução. O que eu recomendo mesmo é que você diversifique sua produção alterando assim os formatos de pins que você posta.

É preciso fazer testes! Cada nicho e público tem um tipo de comportamento, e por isso é preciso criar, testar e analisar os seus resultados.

Somente baseado em dados e evidências do seu próprio perfil, é que você conseguirá encontrar novas maneiras de gerar valor para sua audiência dentro do Pinterest.

Métricas do Pin de Ideia

Os Pins de Ideia, que há pouco eram conhecidos como “Pins de História” ou “Story Pins”, estão fazendo um grande sucesso dentro do Pinterest!

Isso acontece porque se trata de uma novidade! E, você sabe que nós seres humanos somos fascinados por novidades, né?!

Além disso, por ser um formato novo, estrategicamente o Pinterest deseja que você teste esse formato e crie conteúdos nele.

Então, caso você ainda não tenha começado a criar seus Pins de Ideia, eu super recomendo! 

Detalhes de Métricas nos Pins de Ideia

Os Pins de Ideia trazem dados que os outros formatos de Pin ainda não trazem, como por exemplo:

  • se aquele Pin nos gerou novos seguidores
  • ou, se nos trouxe visitas ao nosso perfil

Eu acredito que o Pinterest não vai parar por aí em termos de otimização em trazer mais métricas para que os criadores de conteúdo consigam mensurar quais Pins estão gerando mais resultados.

Por isso, recomendo que você fique de antenado para receber as novidades da plataforma!

Analisando um Pin de Ideia dentro do Pinterest Analytics

Mesmo não sendo possível, até o presente momento, inserir links nos pins de ideia, o fato é que de todos os formatos de pins, este é o que está tendo maior entregabilidade quando nos referimos a Tráfego Orgânico no Pinterest.

Eu sei que é um formato de Pin que requer um pouco mais de trabalho no processo de criação e postagem. Porém, depois que fizer os primeiros, você rapidinho se acostuma. Garantido! 🙂 

Estou compartilhando com você abaixo o resultado de um dos meus pins de ideia para te inspirar. Esse pin tem menos de 24h!

Analisando um Pin de Ideia na prática

Fique atento ao potencial desse formato de conteúdo, faça testes, analise. Não deixe passar as oportunidades só pelo que estão falando. Faça seus próprios testes 😉

Conclusão

Lembre-se que aumentar o número de visualizações mensais e seguidores não deve ser o seu foco principal como criador de conteúdo no Pinterest.

O Pinterest Analytics serve como uma bússola de ouro, que vai te guiar nesse processo de entender o perfil de pessoas que estão acompanhando seus conteúdos, e como elas reagem a eles…

Fazer uso das novas ferramentas disponibilizadas na plataforma, além de ser um privilégio, é o dever de um Criador de Conteúdo profissional que deseja se destacar. Concorda?!

Aproveite as dicas que compartilhei ao longo deste artigo, e faça seus testes 😉

Qualquer sugestão, deixe um comentário abaixo. 

Beijos, Milla Ribeiro.

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