Como Ganhar Dinheiro no Pinterest sendo Afiliado

O Pinterest é uma plataforma de descoberta visual que as pessoas usam para se inspirar, e onde buscam referências para compras futuras. 

São mais de 440 milhões de usuários ao redor do mundo acessando o Pinterest em busca de novas ideias todos os meses! Consegue enxergar o potencial desta plataforma?

Se você quer aprender como aproveitar essa oportunidade de negócio e como ganhar dinheiro no Pinterest sendo Afiliado, então, você está no lugar certo.

Neste artigo, eu vou compartilhar todos os passos necessários para que você possa começar a trabalhar como Afiliado usando o Pinterest!

Vamos começar! 

Primeiros passos para Ganhar Dinheiro com Pinterest

Antes de te explicar exatamente como você vai começar a ganhar dinheiro no Pinterest, eu preciso que você entenda alguns conceitos básicos, porém, fundamentais para ter sucesso na plataforma. 

O primeiro conceito que você precisa entender é que Pinterest funciona como uma espécie de catálogo de ideias. 

O que significa que as pessoas acessam a plataforma para se inspirar, em busca de referências, para algum tipo de ação que elas pretendem tomar no futuro.

Essas buscas passam por:

  • uma reforma de um quarto;
  • uma repaginada no home office;
  • referências de tatuagens, 
  • ideias de corte de cabelo;
  • inspirações criativas para unhas;
  • ideias de negócios; etc.

Um dos fatores mais interessantes de as pessoas buscarem inspirações e referências dentro do Pinterest, é que existe uma grande probabilidade de elas estarem dispostas a fazer uma compra através dos conteúdos que encontram por lá.

Eu mesma já perdi as contas de quantas vezes estava em busca de referências/inspiração e fui “influenciada” por um conteúdo que encontrei no Pinterest.

Isso já aconteceu com você também?

Mas, afinal, no que isso influencia a sua capacidade de fazer dinheiro como Afiliado usando o Pinterest?

Conectando os pontos entre o seu conteúdo e a venda

Se mais de 440 milhões de pessoas acessam o Pinterest todos os meses para encontrar inspiração e referências, imagine se seus conteúdos estiverem disponíveis por lá…

Bom, existe uma possibilidade enorme de os usuários do Pinterest encontrarem seus Pins (nome dos conteúdos compartilhados no Pinterest), e acessarem seus canais de comunicação como Afiliado. Concorda?

Mais interessante ainda é a capacidade de alcance orgânico que você pode conseguir no Pinterest!

Em nenhuma outra rede social de grande porte, hoje no mercado digital, é possível alcançar tantas pessoas organicamente como no Pinterest.

Se você ainda não tem uma conta business no Pinterest, calma, que eu já te explico passo a passo como você vai fazer isso. Combinado?

O que eu realmente preciso que você entenda agora, é que se você ainda não começou a divulgar seus conteúdos como Afiliado/a no Pinterest, você está deixando de ganhar dinheiro. 

Sério! Você está perdendo uma excelente oportunidade de escalar seus negócios no digital e divulgar seus links de afiliado.

Então, vamos juntos começar a pegar esse dinheiro que está caindo da mesa aí e você nem viu…

Começando do jeito certo a usar o Pinterest para ganhar dinheiro como Afiliado

Talvez você já até tenha uma conta no Pinterest… Porém, para trabalhar de maneira profissional no Pinterest sendo Afiliado você precisa seguir alguns passos que eu vou deixar listados aqui abaixo.

São eles:

  • ter uma conta Business;
  • criar um perfil profissional e estratégico, com palavras-chaves, otimizado para SEO;
  • criar pastas usando palavras-chaves que possuem busca dentro do Pinterest;
  • fazer conteúdo profissional, estratégico e atrativo para construir uma audiência que vai querer te seguir e acompanhar tudo o que você produz por lá;
  • Ser frequente em suas postagens.

Preste muita ATENÇÃO e tenha sempre em mente isso que você acabou de ler aí em cima.

Esses passos básicos que eu citei acima, são os fundamentos para ter sucesso no Pinterest como Afiliado/a!

Talvez você ainda não entenda o que tudo isso significa, mas, pode continuar lendo este artigo, que você já vai entender tudo. 

O que significa ter uma conta business no Pinterest 

Assim que você inicia seu cadastro no Pinterest, você tem a possibilidade de criar uma conta pessoal, ou uma conta de negócios. 

Se você quer aprender como ganhar dinheiro no Pinterest sendo Afiliado, então, você precisa escolher a opção de criar uma conta de negócios/business. 

Isso porque a conta business no Pinterest vai te trazer dados fundamentais que servirão de bússola para sua criação de conteúdo na plataforma.

Uma das ferramentas mais interessantes que você terá acesso com uma conta business é o Analytics do Pinterest

Através do Analytics, você será capaz de acessar um relatório geral e visualizar o desempenho dos seus Pins.

Como funciona o Analytics do Pinterest

O Analytics é uma ferramenta exclusiva para criadores de conteúdo que possuem uma conta de negócios no Pinterest.

É através dessa ferramenta que você vai acessar o relatório de desempenho dos pins que você criou, o número de impressões dos seus pins, como está o engajamento do seu público com o conteúdo, entre outros dados. 

Essa ferramenta é super completa, com filtros que você pode ativar e verificar dados específicos sobre seus potenciais clientes/seguidores.

Agora que você já entende a importância de ter uma conta business no Pinterest, e o quanto isso influencia positivamente no sucesso do seu negócio como Afiliado, vamos aprender passo a passo como criar uma!

Como Criar uma Conta Business no Pinterest

Criar uma conta business no Pinterest é muito simples! 

São necessários apenas alguns dados que muito provavelmente você já possui. Então, é só preencher os campos solicitados e seguir.  

Primeiro, se você está no Brasil, acesse o site https://br.pinterest.com/, em seguida, clique em “Criar conta”.

É muito importante que você selecione a opção “Criar uma conta business gratuita”

Você tem a opção de criar uma conta com e-mail e senha, ou fazer o login com uma conta Google ou do Facebook. 

Eu particularmente prefiro criar uma conta com e-mail e senha exclusivos, por uma questão de proteção de dados. Mas, você pode fazer do jeito que achar mais conveniente. 

Dados necessários para criar uma conta business no Pinterest:

  • E-mail
  • Senha
  • Idade

Após digitar esses dados, clique em “Criar conta”. 

Pronto! Sua conta está criada! Mais simples, impossível  rs

Ah, e caso você já possua uma conta pessoal no Pinterest, é totalmente possível convertê-la em conta Business.

Mas, eu te aconselho a criar uma conta nova e separada para o seu trabalho, principalmente se você quiser manter a conta pessoal ativada. 

Primeiras configurações em sua conta business no Pinterest

Agora que sua conta business no Pinterest está devidamente criada, chegou o momento de você fazer as primeiras configurações por lá.

Na próxima tela, depois que você clicar em “Criar conta”, será necessário preencher os seguintes dados:

  • Nome do perfil;
  • Seu site;
  • País/Região;
  • Idioma.

No nome do perfil, você pode preencher com o seu nome, ou o nome do seu projeto. Fica a seu critério. Isso vai depender da sua estratégia de divulgação como Afiliado no Pinterest. 

Caso você não tenha um site/blog ainda, não tem problema. Você pode escolher a opção “Não”, e deixar em branco. 

Porém, se você de fato quer trabalhar como afiliado profissional e ganhar dinheiro no Pinterest, eu te aconselho a ter um site/blog. Isso será muito importante a médio/longo prazo, e para o seu crescimento aqui no digital.

Você também pode inserir uma imagem de perfil, uma foto sua ou logo. Mais uma vez, depende da sua estratégia com esse perfil. 

Preenchidos esses dados, clique em “Avançar”.

Agora, você irá descrever sua empresa/projeto, selecionando algumas opções que o próprio Pinterest disponibiliza.

  • Qual é o foco da sua marca?
  • Quais são os seus objetivos?

Você poderá escolher até 3 objetivos para o seu perfil neste momento. Porém, nas configurações de conta do Pinterest, você poderá facilmente alterar isso de acordo com a sua necessidade ao longo do tempo. 

Respondidas essas 2 questões, é só clicar em “Avançar”. 

Na próxima página, você deverá escolher como descreve a sua empresa/projeto. Selecionada a opção, clique novamente em “Avançar”.

Por fim, o Pinterest perguntará se você tem interesse em veicular anúncios na plataforma. 

Você pode responder de acordo com a sua necessidade atual. E, mesmo que responda que “Sim”, isso não significa que você precisará  fazer um anúncio agora. 

Novamente clique em “Avançar”, e você será direcionado para uma página que sugere algumas formas de iniciar no Pinterest. 

Meu conselho é que neste primeiro momento, você termine de preencher os dados do seu perfil, adicionando informações relevantes, com palavras-chaves que já irão te ajudar a otimizar seu perfil para o mecanismo de buscas do Pinterest. 

Ah, uma coisa muito importante que você não pode esquecer, é confirmar o seu e-mail cadastrado no Pinterest.

É para este e-mail que a Plataforma envia informações importantes sobre eventos e muitas dicas para os criadores de conteúdo.

Aliás, isso é uma das coisas que eu mais amo no Pinterest! O fato de eles sempre entregarem muito conteúdo relevante para nós criadores de conteúdo!

Criando e Otimizando suas Pastas para Vender no Pinterest como Afiliado

Com o seu perfil no Pinterest criado e devidamente configurado, chegou o momento de você começar a criar as pastas onde irá inserir seus conteúdos na plataforma. 

É muito importante que você tenha em mente qual nicho de mercado irá trabalhar nesse perfil, porque é através dessa definição que você vai começar a fazer uma pesquisa de palavras-chaves dentro do próprio Pinterest.

Essa pesquisa servirá como “norte” para que você nomeie essas pastas que vai criar, e além disso, você possa fazer uma descrição dessas pastas usando as palavras-chaves que você encontrou.

Mas, você talvez esteja se perguntando “Como e onde encontrar essas palavras-chaves?”. 

Se essa é a dúvida, então, vamos seguir para o próximo tópico, onde falaremos sobre isso. 

Como e onde encontrar Palavras-chaves no Pinterest para fazer o SEO

O termo SEO, do Inglês – Search Engine Optimization (Significa: Otimização para os mecanismos de busca). 

Traduzindo, são técnicas que você utiliza para que seu conteúdo seja relevante, bem posicionado e encontrado, quando alguém busca por determinado assunto.

Dentro do Pinterest você encontra palavras-chaves na aba de pesquisa.

Ou seja, você consegue saber quais são as palavras que um usuário utiliza quando faz uma busca dentro do Pinterest.

É possível visualizar diversas dessas palavras-chaves acessando a aba pesquisar, e usando o próprio “autocompletar” do Pinterest.

Como acessar pelo computador/notebook:

  • logado em sua conta do Pinterest, no menu principal, opção “Business”, acesse o “Feed”. 
  • Pronto, é só digitar a palavra desejada, que o Pinterest vai te mostrar uma seleção com palavras que já possuem busca na plataforma.

Como acessar pelo celular:

  • logado em sua conta do Pinterest, clique na lupa que fica na barra inferior, dentro do App.
  • Pronto, é só digitar a palavra que deseja buscar no espaço em destaque “procurar ideias”.

Pode parecer simples, e até é. Talvez até por ser tão simples, que muitas pessoas ignoram esse passo e acabam não usando as palavras-chaves adequadas. Ou seja, as palavras que seus potenciais clientes estão buscando. 

Tenha certeza de que se você aplicar essa ação em todas as pastas e pins que você criar, é só uma questão de tempo para que o seu perfil no Pinterest comece a crescer e alcançar muitas pessoas!

Lembre-se de que o alcance orgânico no Pinterest é infinitamente maior e mais poderoso do que em qualquer outra rede social que você esteja criando conteúdo nesse momento.

Como Produzir Conteúdos Atrativos, que Engajam e Vendem no Pinterest

Uma produção de conteúdo estratégica é parte fundamental se você realmente deseja ganhar dinheiro no Pinterest como Afiliado!

Mas, pense comigo: se as pessoas chegam até o Pinterest em busca de inspiração, isso por si só já é um grande insight para que você produza conteúdos que vão engajar e consequentemente vender no Pinterest.

Os conteúdos no Pinterest são muito visuais e você precisa sim caprichar para que seus conteúdos se destaquem em meio a tantos outros.

Porém, já quero te acalmar e dizer que não é necessário ser nenhum Designer profissional para criar pins atrativos. 

Você pode usar modelos prontos do Canva, que possui um acervo gigantesco de ideias de Pins extremamente lindos!

Os modelos do Canva podem servir de inspiração, e a partir deles você pode criar os seus próprios.

Nada que a prática não resolva. 

E, na “pior das hipóteses”, se você tiver condições financeiras para isso, é totalmente possível contratar um Designer que poderá fazer os pins para você 😉

Algumas dicas muito úteis na hora de você criar seus Pins

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como criar pins atrativos. Alguns chegam até a paralisar na hora de fazer essa parte do trabalho no Pinterest porque acreditam que seus pins não são bonitos o bastante.

Por isso eu quero deixar aqui algumas dicas úteis que espero que facilitem sua vida na hora de criar seus pins:

  • tenha referências de outros nichos;
  • use modelos prontos do Canva, se possível o Canva Pro, assim você terá acesso a mais recursos e que podem te destacar da maioria;
  • crie seus próprios templates a partir do que já funcionou no seu perfil;
  • na hora de criar o pin, tenha certeza de que as cores tem contraste, entre escrita e o background, para que as pessoas consigam ler o que está escrito;
  • estude copywriting para fazer CTA’s que despertem o desejo de clicar no seu conteúdo;
  • capriche na escolha de elementos e fotos, se possível, estude alguns conceitos de Design que te ajudem a entender melhor como funciona a mente do consumidor.

Além dessas dicas, é muito importante que você sempre estude sobre seu nicho para ter repertório e produzir conteúdos que atraiam a atenção do seu público-alvo. 

A imagem ou vídeo que você usar pode até chamar atenção, mas se o conteúdo do pin não for realmente relevante para o seu público, as pessoas não vão querer te seguir, nem acompanhar o seu trabalho. 

Agora, existe um elemento chave, que se você ignorar, vai ser impossível aprender como ganhar dinheiro no Pinterest sendo um afiliado.

Sabe qual?

Geralmente a frequência vem antes da excelência 

Infelizmente estamos vivendo em uma era extremamente imediatista, onde as pessoas desejam ter seus desejos satisfeitos instantaneamente.

Mas, no mercado digital, assim como no mercado tradicional, nada acontece da noite para o dia.

Existe um processo, um caminho a trilhar que você precisa estar disposto/a se quiser ter resultados de verdade. 

E, uma das lições mais importantes que precisamos aprender e reaprender, sempre que necessário, é que “geralmente a frequência vem antes da excelência.”

Portanto, é fundamental que você treine sua mente e atitudes diárias para construir seu trabalho. 

Com que frequência postar no Pinterest

Se você é totalmente iniciante no Pinterest, depois de ler este artigo, deve estar se perguntando com que frequência postar no Pinterest…

Bom, com certeza isso é algo que só você pode determinar. É necessário olhar para a sua realidade atual, ver o que é prioridade e o que você consegue dar conta em termos de produção de conteúdo. 

Meu conselho é que você se esforce para postar pelo menos 1 pin por dia, se está iniciando um perfil novo. 

É possível se programar para fazer isso. Crie um Calendário de Conteúdo, já faça pesquisa, crie e agende tudo com antecedência. Isso vai te poupar muito trabalho! 

Lembre-se: geralmente a frequência vem antes da excelência.

Não adianta querer ser excelente, se você não tem sido frequente em sua criação de conteúdos. 

Tire tempo para estudar sobre como a plataforma do Pinterest funciona. Aqui no blog tem muitos conteúdos sobre Pinterest, e trarei muitos novos em breve também.

Para receber esses conteúdos em primeira mão,  já se cadastre na lista do rodapé do site! 😀 

Como Ganhar Dinheiro no Pinterest | Conclusão

Neste artigo eu te contei absolutamente tudo o que você precisa saber sobre como ganhar dinheiro no Pinterest sendo afiliado.

Não é questão de “hacks” ou “dicas” que hora funcionam, hora não funcionam. 

Você precisa aprender sobre os fundamentos de como o Pinterest funciona, e foi isso o que me propus a compartilhar por aqui hoje.

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a abrir sua mente para a oportunidade que está disponível no Pinterest, e que você comece a produzir seus conteúdos por lá o quanto antes.

Se ficar alguma dúvida, ou caso queira deixar alguma sugestão de conteúdo aqui nos comentários, fique a vontade.

Te espero por aqui nos próximos artigos 😉

Bjs, Milla Ribeiro.

PS: Continue navegando pelo blog. Aqui tem muito conteúdo sobre Marketing Digital, como você pode começar a trabalhar de casa e gerar renda online. 
Vem pra Perto!

Vem pra Perto!

Me acompanhe lá no Instagram, onde eu compartilho Conteúdos e Estratégias Exclusivas sobre Marketing Digital e Produção de Conteúdo com Inteligência Artificial!

Seguir Milla Ribeiro*Abra o link pelo seu celular!

0 Comentários

Deixe seu Comentário aqui...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.