Como Escrever Um Bom Artigo – A importância da Copy

Como Escrever Um Bom Artigo otimizado para conversão? É sobre isso que vou falar no artigo de hoje!

Vou te contar como eu faço para entregar dois artigos semanalmente aqui no meu blog. Como funciona desde o processo de escolha do tema até a finalização do artigo.

Para te ajudar, e não confundir a cachola, vou deixar tudo listado em passos. Assim fica mais fácil, e ninguém se perde.

Como Escrever Um Bom Artigo

Use o que você já tem

Se você é novo no Marketing Digital e está começando seu projeto online, deve ter notado que o excesso de informação atrapalha e muito.

E, na hora de escolher os temas de conteúdos que iremos criar e postar, esse excesso de “olhar pro lado” pode te atrapalhar.

Geralmente quando escolhemos um nicho, fazemos essa escolha baseada em algo que gostamos e temos facilidade pra falar ou escrever.

No momento de escolha do tema de seus artigos, ou publicações nas redes sociais, você deve seguir o mesmo princípio.

Se você começou a estudar agora, não se preocupe em falar de algo complexo, só porque você vê outras pessoas falando. Escreva sobre temas que você já possui algum conhecimento.

Assim, você precisará apenas estudar um pouco sobre o assunto, talvez pra revisar algo e estruturar melhor o conteúdo que irá entregar.

Essa é minha dica de ouro pra você! Agora vamos aos passos.

Passo 1- Como Escrever Um Bom Artigo – Quem é o seu público-alvo?

O primeiro passo para escrever um bom artigo é sempre pensar no seu público. Para quem você está escrevendo?

Eu sei que quando estamos no início, mal conhecemos o conteúdo do curso que estamos estudando, quem dirá o público-alvo.

Porém, preciso te dizer que você deve conhecer o seu público. Mesmo que não tenha detalhes sobre ele, é fundamental que você dedique um tempo para saber se o conteúdo que você está criando é necessário para alguém.

Se você pretende escrever um artigo indicando um curso, por exemplo, estude sobre o público que compraria aquele curso.

Eu gosto de citar um exemplo que ajuda as pessoas a entenderem isso: quando você vai comprar um presente para alguém, você escolhe algo que acredita que a pessoa vai gostar. Você parte da pessoa, e não do presente. Entende?

É preciso fazer a mesma coisa quando for escrever um artigo. Pense sempre na pessoa pra quem você está escrevendo.

Quanto melhor você entender pra quem está escrevendo, mais fácil ficará a comunicação. No Marketing Digital, chamamos esse público específico de Persona.

A propósito, eu criei um PDF que pode te ajudar a descrever Personas. Tenho certeza de que ele poderá te auxiliar nesse processo de conhecer com quem se está falando. E, isso vai te ajudar a escrever cada vez melhor.

Aprenda a Construir Personas

Caso tenha interesse neste PDF, estou deixando o link aqui. É só baixar. Não precisa cadastrar e-mail.

Passo 2-  Como Escrever Um Bom Artigo – Escolhendo um tema

Agora que você conhece o seu público-alvo, é preciso escolher um tema que interesse a este público.

Imagine que você está criando um projeto no nicho de Culinária Vegetariana. Se você começar a escrever receitas que contenham carne, no que isso interessa a este público?

É certo que você irá perder muitos seguidores. Isso se não tiver que lidar com comentários negativos e até xingamentos.

A verdade é que quando você escreve um tema, sempre precisa conhecer o que o seu público deseja ler, ouvir ou ver.

Isso faz parte do processo de construção do seu negócio online. Então, não negligencie essa parte, combinado?

Uma dica para criar conteúdos interessantes é ler os comentários de vídeos no YouTube sobre o tema que deseja falar. Ali você encontra muitas dúvidas das pessoas, e assim você pode escrever sobre algo que elas tenham interesse.

Passo 3- Como Escrever Um Bom Artigo – Qual o objetivo do conteúdo que você quer criar?

Qual o Objetivo do Conteúdo Que Você Quer Criar

Quer um conselho de quem já errou muito antes de começar a acertar?

Se tem algo que atrapalha quando estamos começando no Marketing Digital, além do excesso de informação, é a falta de estratégia.

E, não ter uma estratégia é como estar perdido em uma floresta. Essa sensação é quase literal.

Imagina você com poucas semanas ou meses estudando sobre esse mercado que descobriu a pouco tempo. É um mundo de possibilidades! Toda hora alguém tem uma novidade pra te contar, um produto novo que foi lançado, uma promoção, e por aí vai!

Se você não tem uma estratégia com objetivo específico e foco, onde você acha que vai parar? Pode ter certeza que vai se perder!

E, se perder muitas vezes implica que você irá demorar a atingir os resultados que deseja. Isso causa desânimo e pode até te fazer querer desistir.

Falo isso com muita propriedade porque já vivi isso muitas vezes desde 2014. Então, vai por mim, crie estratégias pra tudo o que fizer.

Defina o objetivo do seu conteúdo e foque em entregar exatamente aquilo que você se comprometeu.

Passo 4- Como Escrever Um Bom Artigo – É hora de colocar a mão na massa!

  • Público definido
  • Tema definido
  • Estratégia Definida

Agora é sentar e escrever! Deixe fluir de acordo com a estrutura que você decidiu no passo 3. Mas, se você está com dificuldades nisso, deixa eu te ajudar!

Lembra da época da escola? As aulas de Língua Portuguesa? Quais eram os princípios básicos pra escrever uma redação?

  • Introdução
  • Desenvolvimento
  • Conclusão

Isso mesmo! Como eu disse, você não precisa criar a roda. Escrever é simples quando você não fica se martirizando por ter que fazer isso. Como eu disse: deixe fluir!

– Introdução

Na introdução, faça um breve resumo do tema que você irá tratar. Seja você mesmo! Converse com seu leitor, seja agradável nas palavras e faça um convite, ao final da introdução, pra que ele continue lendo o artigo.

Neste momento é fundamental que você chame a atenção do seu leitor. Existem duas ótimas técnicas de Copywriting para chamar a atenção do seu leitor.

  • 1- Por uma quebra de padrão, falando de algo inesperado, que surpreende o leitor;
  • 2- Fazendo uma promessa irresistível – Se você está oferecendo um produto, por exemplo, faça uma chamada informando que a solução para uma determinada dor que fez com que a pessoa procurasse aquele tema, está prestes a ser resolvida no decorrer do seu artigo.

– Desenvolvimento

Aqui você entrega o conteúdo que prometeu na introdução. Não economize esforços. Dê o seu melhor. Afinal, você pesquisou e sabe o que está escrevendo.

Não tenha preguiça de escrever. Se esse é o seu caso, sugiro que contrate um redator freelancer.

Uma dica que atrai muito as pessoas é contar histórias. Além de atrair as pessoas, uma boa história que conecte com sua audiência, com certeza vai te gerar bons frutos.

Elabore uma história que tenha relação com o tema que você está escrevendo. De repente alguma dificuldade que você superou, ou uma experiência engraçada. Use a criatividade, mas, tenha o compromisso de ser verdadeiro com as pessoas, sempre!

– Conclusão

Chegou a hora de finalizar o artigo e aqui é muito importante que você faça uma chamada para ação. No Marketing Digital chamamos isso de “Call to Action”, ou CTA.

Se o leitor chegou até o seu conteúdo, é porque tem uma dor específica, então, toda a sua estratégia de conteúdo deve ser voltada para solucionar essa dor.

E, se você fez o dever de casa, agora o seu leitor está pronto para lhe retribuir por você ter ajudado com um problema que ele talvez tivesse a muito tempo.

Neste momento você pode ofertar um produto, se esse foi o objetivo do seu artigo. Ou entregar uma “isca digital”, que nada mais é que um conteúdo gratuito em formato digital, em troca de um e-mail, por exemplo.

Essa “isca digital” pode ser um ebook, um simples PDF, um vídeo ensinando algo, uma planilha… enfim, algo que possa agregar ainda mais valor ao conteúdo que você já entregou.

Como Escrever Um Bom Artigo – Conclusão

Esses são os passos mais básicos que você pode usar para começar a escrever bons artigos. Com um tempo, conforme você for avançando no curso que estiver fazendo, irá aprender novas maneiras de escrever.

Além disso, um bom curso de base no Marketing Digital, com certeza fornece aulas de SEO e Copywriting.

Roteiro Persuasivo para Fazer Vendas

SEO são técnicas de otimização para os mecanismos de busca, como o Google, por exemplo. É que toda vez que você digita algo no Google, aquelas palavras são conhecidas como “palavras-chave”.

Através dessas palavras-chave e outras técnicas é possível que o seu artigo seja encontrado com mais facilidade nos buscadores. E é exatamente isso que fará com você consiga gerar tráfego orgânico para o seu site/blog.

Como escrever um bom artigo de conversão não é tarefa simples, porém, é possível! Espero que este artigo tenha contribuído para te ajudar a escrever melhor a cada dia. Qualquer dúvida é só me chamar.

Te vejo em breve, Gratidão, Milla Ribeiro.

E-book sobre Copywriting que eu indico para você Criar Roteiros Persuasivos

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu Comentário aqui...