O que postar no Pinterest quando bate aquele bloqueio criativo?

Você, Afiliado que trabalha com criação de conteúdo, sabe muito bem como é angustiante ficar sem ideias do que compartilhar com sua audiência.

Mesmo que você trabalhe focado em tráfego pago, ainda assim é importante fazer criativos que chamem a atenção do seu público-alvo.

E, quando estamos falando de Pinterest, um conteúdo inspiracional é muito importante para cativar as pessoas que navegam pela plataforma.

Você também tem dúvidas sobre que tipo de conteúdo postar no Pinterest?

Então, fica comigo até o final deste artigo, porque você vai encontrar #37 ideias de conteúdo que vão te inspirar e soltar a sua criatividade!

Bora lá?!

Como chamar atenção no Pinterest

Defendo a ideia de que você trabalhe com a produção de conteúdos em formatos variados no Pinterest.

Inclusive, eu falei sobre isso no artigo aqui do blog, onde compartilho os Tipos de Pins que existem no Pinterest, e quais formatos fazem mais sucesso por lá!

Para chamar a atenção da sua audiência e entender exatamente o que postar no Pinterest, você precisa testar.

Afinal, é importante que você entenda que não existe fórmula mágica. 

Minha dica é que você selecione alguns conteúdos e vá testando por determinado período, e fazendo as devidas análises ao longo do tempo.

Lembre-se de usar o Analytics do Pinterest para isso 😉 

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1- Artigos de Blog

Se você possui um blog ou site, é muito importante marcar presença no Pinterest com links para os seus posts/artigos.

Você tem pelo menos 1 pin com link direcionando para cada post do seu blog? Vale super a pena fazer essa análise.

Verifique se todos os seus artigos possuem linkagem com seus pins do Pinterest.

De repente, você pode fazer uma planilha, anotando todos os artigos postados que possui e verificar um a um se eles possuem pins.

Eu sei que pode dar um trabalho, mas garanto que vale a pena 🙂

2- Checklist

Entregar checklists para sua audiência é uma excelente opção de conteúdo para postar no Pinterest.

Além de ser algo prático e direto ao ponto, é muito simples criar esse formato de conteúdo.

As pessoas gostam de praticidade, ainda mais no mundo corrido que vivemos hoje em dia.

3- Como Fazer

Explore os diversos formatos de pins para ensinar algo para seu público.

Pesquise no seu nicho de atuação, quais são as maiores dificuldades que as pessoas tem, e crie conteúdo ensinado a solucionar essa dor.

Você pode optar tanto por entregar um conteúdo mais completo e robusto, como algo mais simples e direto ao ponto.

O mais importante é que ao final do conteúdo você consiga solucionar o problema que você se propôs.

4- Convites/CTA’s 

Muito provavelmente você possui pelo menos uma rede social para divulgar seus conteúdos como Afiliado.

Mas, já parou para se perguntar se você possui links para os seus perfis sociais lá no Pinterest?

Sem dúvidas, o Pinterest é uma excelente plataforma para expandir sua audiência. 

E, talvez quem te segue por lá, pode não te seguir no Instagram, ou no Youtube, por exemplo.

Crie pins, explorando os diversos formatos, com CTA’s para os seus canais de comunicação online.

5- Curiosidade

O que postar no Pinterest sobre Curiosidades

Explorar o gatilho da curiosidade pode ser uma opção inteligente para conseguir mais seguidores no Pinterest e ampliar sua audiência por lá.

Procure por temas no seu nicho que você sabe que geram curiosidade, e crie conteúdo falando sobre eles.

O ser humano é curioso por natureza, então, vale a pena testar essa dica!

Se você testar, depois me conte aqui nos comentários qual foi o resultado 😉

6- Depoimentos

Compartilhar depoimentos sobre seu trabalho online gera credibilidade e autoridade naquilo que você faz.

E, mesmo que você não tenha depoimentos e/ou feedback ainda, talvez por ser um Afiliado Iniciante, que tal postar depoimentos do curso ou produto que você promove?

Essa é uma ideia de conteúdo para postar no Pinterest, que ao longo da sua jornada como Empreendedor Digital, pode fazer muita diferença no seu crescimento!

7- Dicas rápidas

Independente do seu nicho de atuação como Afiliado, você pode criar tópicos e entregar dicas rápidas sobre eles.

Podem ser dicas de: 

  • Apps, 
  • Livros,
  • Filmes, 
  • Séries, 
  • Documentários, 
  • Cursos
  • etc.

Esse tipo de conteúdo faz bastante sucesso lá no Pinterest!

8- Autopromoção

Que tal falar sobre os serviços que você oferece usando o Pinterest como plataforma de divulgação?

Você pode fazer isso tanto na descrição do seu perfil, quanto na Capa do seu perfil no Pinterest.

Vamos supor que você ofereça serviços de SEO… é possível inserir essa informação na sua capa ou descrição do perfil, e assim as pessoas podem contratar seus serviços.

Ah, e claro, lembre-se de criar pins que divulguem seus serviços também.

9- E-book

Que tipo de conteúdo postar no pinterest e como divulgar e-book no pinterest

Muita gente acredita que os e-books morreram.

Mas, pra mim, falar isso é quase a mesma coisa do que dizer que os “livros morreram”, ou  os “blogs morreram”, ou ainda os “textos morreram”.

As pessoas leem. Porém, elas leem aquilo que elas consideram relevante para elas.

Eu não leio sobre assuntos que não me interessam. E, acredito que você também não.

Se o tema deste artigo não interessasse a você, não estaria lendo. 

Portanto, sim, criar e-books com conteúdos relevantes para sua audiência, funciona. 

E, usar o Pinterest como fonte de divulgação deste e-book, vale a pena!

10- Estatísticas

Estatísticas fazem sucesso. Está aí a grande mídia que não me deixa mentir.

Quantas estatísticas vemos em jornais, TVs, revistas e documentários? Várias, todos os dias!

Mais uma vez, busque por temas que sejam considerados relevantes, e selecione estatísticas para compartilhar com seu público-alvo.

Use o bom senso, e traga dados confiáveis. De preferência, cite a fonte.

11- Estudos de Caso

Compartilhar estudos de caso é uma ótima ideia de conteúdo para postar no Pinterest.

Você pode gravar um vídeo contando sobre o assunto, e compartilhar como um Idea Pin. Que tal?

12- Fluxogramas

Fluxograma é um tipo de diagrama que serve para ilustrar de maneira descomplicada alguma ideia, e como ela funciona.

Use esse formato de conteúdo para ensinar algo de maneira objetiva para sua audiência. 

Com certeza, as pessoas vão amar a praticidade de olhar uma imagem e entender exatamente como solucionar um determinado problema que elas possuem.

13- Frases

Frases ou citações inspiracionais ou motivacionais fazem bastante sucesso no Pinterest!

Inclusive meu 1º pin viral no Pinterest foi um pin estático de uma frase motivacional. Isso lá em 2018…

De fato, eu já uso o Pinterest há alguns anos, e posso afirmar que esse formato de conteúdo é uma boa pedida, se conseguir encaixar no seu nicho.

Vale a pena ressaltar que o Pinterest é uma plataforma onde as pessoas buscam inspiração. 😉 

14- Infográfico

O Infográfico é um tipo de conteúdo que as pessoas adoram salvar e compartilhar no Pinterest.

Por se tratar de algo prático e direto ao ponto de determinado assunto, isso atrai as pessoas a quererem “guardá-lo” para ver depois.

Invista em Infográficos! 

O Canva possui vários modelos prontos que você pode apenas adicionar as informações e alterar a Identidade Visual.

15- Inspiração

como usar o pinterest como fonte de inspiração

Já comentei aqui no blog, e até mesmo aqui neste post que você está lendo, que o Pinterest é uma plataforma de inspiração.

Portanto, usar os diversos formatos de pins para compartilhar suas experiências e inspirações de vida, é um tipo de conteúdo que pode te aproximar ainda mais da audiência que você está conquistando por lá.

E, agora com os Idea Pins, você tem o espaço perfeito para criar esse tipo de conteúdo!

16- Link direto de Afiliado

Mesmo não sendo o ideal, ainda é possível compartilhar seus links de Afiliado nos pins.

Eu particularmente não tenho feito mais esse tipo de compartilhamento, porque acredito que o Pinterest é uma plataforma que preza pelo conteúdo de qualidade. 

E, enviar a pessoa diretamente para uma página de vendas, por exemplo, não é exatamente o ideal, se você tem a intenção de construir audiência no Pinterest.

Existem outras estratégias de marketing digital para divulgar seus links de Afiliado.

Mas, eu inseri essa dica aqui, porque tem pessoas que possuem dúvidas se pode ou se é possível compartilhar esse link de maneira direta.

Ah, lembre-se de que se usar essa estratégia, tenha bom senso. 

Existem muitos casos de pessoas que perderam suas contas porque compartilharam muitos links de maneira excessiva. Cuidado!

17- Listas 

Vou dar um exemplo prático.

Esse formato de artigo que você está lendo, é o formato em lista. São 37 ideias de conteúdo para você postar no Pinterest.

Aqui, por se tratar de um blog, eu tenho bastante espaço para escrever. Porém, no caso do Pinterest, o espaço é limitado. 

Então, uma ideia para “reaproveitar” esse conteúdo aqui, por exemplo, seria criar um Carrossel de pins com algumas das ideias compartilhadas no artigo, e fazer uma CTA para conferir o artigo completo.

Você também pode criar um pin estático, um vídeo, ou até um Idea Pin. Use a criatividade! 😀

18- Mapa Mental

Nós somos seres visuais. Aquela velha história de “ver para crer”…

Mapas mentais são ótimos formatos de conteúdo para postar no Pinterest.

Uma dica: Crie o mapa e compartilhe o link do Google Drive, por exemplo, para que sua audiência tenha acesso a ele em formato com maior qualidade de visualização.

19- Novidades

Assim como as “Curiosidades”, o ser humano também ama Novidades.

Compartilhe as novidades do seu nicho, ou de alguma ferramenta de uso comum entre você e sua audiência.

Além de mantê-los informados sobre algo novo que esteja surgindo ou acontecendo, é uma oportunidade de você demonstrar que está antenada e se preocupa em compartilhar informações atualizadas.

20- Ofertas

É importante que você esteja atento às ofertas que os Produtores dos produtos que você promove fazem.

Isso vai te ajudar a fazer os criativos com conteúdo de antecipação e postar no Pinterest para captar mais leads, por exemplo.

Geralmente os Gerentes de Afiliados entram em contatos com os Afiliados para avisar sobre determinadas ofertas. E, assim, os Afiliados se prepararem com antecedência.

Porém, não é sempre que isso acontece. 

Então, meu conselho é que você se programe e fique alerta aos avisos nas redes sociais dos Produtores, ou entre em contato com seus respectivos Gerentes de Afiliados.

Lembre-se que seu negócio é sua responsabilidade, e você deve se organizar para não perder oportunidades de vendas.

21- Páginas “Ocultas” do Blog

como divulgar paginas ocultas do blog no pinterest

Essa dica é mais específica para você que trabalha com blogs. E, principalmente, utiliza a estratégia de criar páginas ocultas para promover produtos.

Dependendo do tipo de conteúdo que você tem nestas páginas, vale a pena criar conteúdos no Pinterest e fazer linkagem para eles no seu blog.

É mais uma oportunidade de venda que você estará criando 😉 

22- Passo a passo

Ensinar algo passo a passo para sua audiência gera uma série de gatilhos. O principal deles, é o da gatilho da reciprocidade.

Ou seja, quando você ensina algo que soluciona uma determinada dor, e isso constrói um sentimento de confiança e gratidão entre você e seu público-alvo.

Dica: Em seu planejamento mensal de conteúdo, selecione algumas dúvidas específicas da sua audiência e crie conteúdos mais completos, ensinando passo a passo, como solucionar determinado problema.

Você pode entregar esse passo a passo em formato de Idea Pin, ou fazer um vídeo no YouTube e linká-lo no Pinterest.

23- PDF

Diferente dos E-books, os PDF’s geralmente são conhecidos por ter conteúdos mais enxutos.

Ou seja, no PDF o ideal é que você entregue um conteúdo mais direto ao ponto, solucionando uma dor específica.

24- Planilha

Planilhas são funcionais e ajudam muito na organização e otimização do nosso trabalho.

Dependendo do seu nicho de atuação, vale muito a pena criar uma planilha que solucione um dado problema que sua audiência possui.

Ou, que pelo menos, possa ajudá-la a melhorar a organização/planejamento.

25- Planners/Calendários

Independente da época do ano, criar e compartilhar um Planner ou um Calendário é uma boa pedida.

Afinal, quando a gente organiza nossa agenda, e consegue ter clareza sobre o que fazer, tudo fica mais fácil. Concorda?

Você pode fazer um Planner Semanal, Mensal ou Anual. Cada tipo irá exigir um nível de dedicação.

O que você não pode esquecer, é de divulgar o material no Pinterest. 

26- Posts do Feed do Instagram

Caso você use o Instagram como ferramenta de trabalho como Afiliado, vale a pena divulgar seus criativos no Pinterest também.

O interessante é que você vai criar o conteúdo uma única vez, e compartilhá-lo em 2 mídias diferentes.

E, nesse caso, você pode colocar o link do post no Instagram, ou criar um artigo mais completo no seu blog, e fazer a linkagem.

Uma dica interessante, é usar o redimensionador de posts do Canva. Lembrando que este recurso do Canva está disponível apenas na versão Pro.

Caso você ainda não utilize o Canva PRO, eu posso dizer que vale muito a pena, principalmente para nós afiliados, que precisamos produzir conteúdo constantemente. 

Se você deseja experimentar o recurso de redimensionar posts no Canva, mas ainda não possui acesso ao Canva PRO, Clique/Toque no Botão Abaixo e Faça seu Cadastro – com 30 dias de Canva PRO Grátis!

Assim, você otimiza ainda mais o seu tempo, além de manter o padrão no formato das imagens sugerido pelo Pinterest.

27- Repost de Stories do Instagram

como usar os stories do instagram como post do pinterest

Tenho visto bastante tanto nos Idea Pins, quanto em formato de vídeo, as pessoas reutilizarem os posts dos Stories do Instagram.

Essa é tanto uma ideia para você que não tem tanto tempo para criar novos conteúdos para o Pinterest, como uma forma de chamar a atenção da sua audiência para o seu perfil do Instagram, caso o seu foco seja esse.

28- Retrospectiva

Final de ano vai chegando e logo a gente começa a ver muitas pessoas fazendo retrospectivas…

Esse formato de conteúdo pode ser facilmente encaixado em sua pauta de conteúdo de Dezembro.

29- Review

Trabalhando como Afiliado, a estratégia de Conteúdo Review é ótima para mostrar como os produtos que você promove funcionam.

Se for um produto físico, você pode gravar um vídeo para o YouTube demonstrando o produto, e depois fazer um criativo linkando esse vídeo.

Essa dica é totalmente aplicável a produtos digitais também. É só usar sua criatividade!

30- Séries 

Fazer conteúdos em série é uma ótima maneira de reter a audiência por mais tempo.

Nesse caso, você pode até fazer um conteúdo de antecipação, com CTA ‘s para captação de leads, e nesse conteúdo informar quando a Série irá iniciar. 

Deixe claro para sua audiência quantos conteúdos você irá entregar sobre aquele tema, os dias e horários.

A ideia é gerar uma expectativa na mente do seu público-alvo, e atraí-lo para acompanhar toda a entrega do conteúdo da Série.

31- Tendências/Datas comemorativas

Trends e Datas comemorativas são excelentes se você não sabe o que postar no Pinterest.

Isso porque é fácil fazer uma pesquisa no Google e descobrir as próximas datas relevantes para sua audiência.

Assim, você pode colocar em sua pauta de conteúdo essas datas e tendências, fazendo criativos que atraiam o público que pesquisa sobre esses temas. 

32- Trechos de livros 

como usar trechos de livros para criar conteúdo no pinterest

Se você está lendo algum livro, ou tem algum livro preferido, outra ideia do que postar no Pinterest, é criar conteúdos compartilhando trechos desse livro.

Você pode fazer imagens em formato carrossel, ou ainda criar vídeos lendo os trechos que você destacou.

33- Tutoriais em vídeo

Tutoriais em vídeo fazem muito sucesso! Isso porque as pessoas preferem algo prático e direto ao ponto para solucionar determinado problema.

Você pode até compartilhar tutoriais que já tenha criado para o seu canal do YouTube, caso tenha um.

Mas, o que eu indico, é que você crie seus tutoriais em formato vertical para postar no Pinterest. 

E, de preferência, use os Idea Pins para divulgá-los.

34- Vídeos do Reels

Outro conteúdo do Instagram que você pode reaproveitar e postar no Pinterest são os Reels.

Nesse caso, é possível tanto compartilhar o link do vídeo, quanto usar o próprio vídeo do Reels para repostar no Pinterest.

Faça seus testes e veja o que funciona melhor entre você e sua audiência.

35- Vídeos do seu Canal do YouTube

Mais uma maneira de reaproveitar seus conteúdos já criados, é usar os vídeos no YouTube.

Sim, o ideal é sempre usar o formato vertical lá no Pinterest, ainda mais que a maior parte do público consome o conteúdo através do celular.

Porém, se você realmente não tem tempo para a produção de vídeos tanto em formato vertical, quanto em  formato horizontal, reaproveitar é uma solução.

Você também pode fazer o criativo no formato sugerido pelo Pinterest, e fazer uma linkagem para o seu vídeo no YouTube.

36- Vídeos do TikTok

Os vídeos do TikTok viraram sensação da Geração Z. 

Porém, não são apenas eles que estão produzindo conteúdo na plataforma não… 

E, se esse é o seu perfil como Criador de conteúdo, vale a pena investir tempo para criar sua conta no TikTok e explorar essa oportunidade de mercado 😉

Ah, e claro, você pode usar uma estratégia para reaproveitar os vídeos do TikTok e postar no Pinterest.

37- Wallpaper

Papéis de parede para celular também fazem bastante sucesso no Pinterest!

Sendo uma plataforma de inspiração, o Pinterest dá relevância para esse tipo de conteúdo, porque é algo que as pessoas gostam de consumir.

Eu mesma constantemente mudo o papel de parede do meu celular. E você?

Claro que isso vai depender da sua estratégia de conteúdo, e nicho. 

Porém, usar a criatividade e apostar em ideias inovadoras é sempre uma boa pedida 😉

Ainda tem dúvidas sobre o que postar no Pinterest?

Eu honestamente espero que de hoje em diante você venha aqui quando precisar se libertar do bloqueio criativo.

E, que esse artigo possa te ajudar a sempre ter ideias do que postar no Pinterest! 😀

Se você se sentiu inspirado com esse conteúdo, compartilhe com seus colegas de trabalho do Marketing de Afiliados que usam o Pinterest!

Essa é uma maneira simples e gratuita para você contribuir com o blog, para que eu continue gerando cada vez mais valor para você por aqui. Combinado?

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Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, pode deixar um comentário logo abaixo, que eu mesma te responderei.

Até o próximo post!

Bjs, Milla Ribeiro.

PS: Continue navegando pelo blog. Aqui tem muito conteúdo sobre Marketing Digital, como você pode começar a trabalhar de casa e gerar renda online. 

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