Produzir Conteúdo para blog ainda é um Grande Mistério para a maioria das pessoas! Você sabe Por quê?

Realmente não é uma tarefa tão simples ou que deve ser feita de qualquer maneira.

Independente do que você faça, é fundamental ter uma Estratégia, sempre!

Ter estratégia envolve:

  • meta de artigos por mês no blog
  • meta de visitas mensais no blog (Tráfego)
  • meta mensal de vendas
  • etc.

Não importa qual meta você irá definir. Porém, você precisa de uma estratégia para que sua Produção de Conteúdo no blog seja mensurável.

Para isso é muito importante ter objetivos!

Neste artigo eu vou entregar 3 Passos Simples que vão te ajudar a Criar Conteúdo para blog muito mais fácil e sem mistério!

Passo 1- Pesquisa

O primeiro passo para Produzir Conteúdo para blog é pesquisar.

Muitas pessoas dizem que não tem inspiração para escrever.

Mas, elas se esquecem de que para entregar algo, você precisa primeiro ter esse algo.

Cada um tem um ritmo para absorver o conteúdo.

Tem pessoas que amam estudar. Podem ficar horas a fio lendo ou vendo vídeos sobre um determinado assunto.

Já outras pessoas não tem muita paciência. Geralmente são pessoas mais práticas, que preferem ir logo para a ação.

Independente do “grupo” em que você se encaixe, é importante que você estude sobre o tema que irá escrever antes de começar a produzir o conteúdo do artigo.

1.1 – PESQUISA DE MERCADO

Dentro deste primeiro passo de pesquisa, existem 2 pontos que vou descrever agora.

O primeiro é a Pesquisa de Mercado.

Não dá pra falar só dos assuntos que a gente quer. É claro que sempre vai ter alguém que pode se identificar com o tema que você vai abordar.

Porém, é fundamental que você faça uma pesquisa de mercado antes de produzir conteúdo para blog.

Se você quer crescer, independente do nicho que você atue, você tem que entregar aquilo que a sua audiência precisa.

Por isso minha dica é – Analise sua concorrência.

Veja o que eles estão produzindo que tem boa receptividade do público. Mas, acima de tudo, procure trazer uma melhora naquilo que o público deseja.

Uma ótima ideia é ler os comentários dos clientes dos seus concorrentes.

Essa análise pode te dar vários insights de como criar excelentes conteúdos para blog!

1.2- FONTES DE PESQUISA

Dependendo do nicho de mercado que você atua, pode ser que nos blogs você não encontre muitos comentários.

Às vezes, por mais que um blog tenha muitas visitas, nem sempre terá comentários.

Existem públicos que desejam apenas consumir o conteúdo e seguir em frente.

Neste caso, uma dica é você ampliar os horizontes.

Visite as Redes Sociais, Canal do YouTube, etc.

Geralmente esses locais tem maior interação do que o blog.

Passo 2- Criação

Vou dividir a parte de criação em duas etapas.

A primeira, vou chamar de Brainstorm, que é um termo em inglês que pode ser traduzido por “tempestade de ideias”.

Aqui a ideia é anotar tudo o que você acredita ser relevante. Não julgue, apenas anote.

Nesta etapa de produção de conteúdo para blog, você pode anotar as dúvidas que os clientes dos seus concorrentes tem a respeito de um conteúdo que ele criou.

Aproveite esse momento para criar Copys Atraentes, que tenham relação com as dores desses clientes. 

A segunda etapa é usar o Planejador de Palavras-Chave do Google para ter ideias de palavras para usar em seu artigo.

Você pode selecionar as principais Palavras-Chaves, que tem buscas, e colocar nas tags no momento de produção do artigo.

É uma excelente forma de descobrir Como as pessoas pesquisam um determinado assunto.

Passo 3- Escrever

Chegamos então a 3ª e última etapa da Produção de Conteúdo para blog.

Até agora, o processo foi de muito Estudo e Pesquisa, e daqui em diante é colocar mão na massa.

Depois de reunir bastante material, eu duvido muito que a sua mente não esteja pipocando de ideias para iniciar a escrita.

E, é exatamente isso o que você vai começar a fazer agora: Escrever!

Você definitivamente já tem todos os elementos necessários para produzir conteúdos! Basta deixar fluir.

Após a escrita do artigo, é importante fazer uma Revisão do seu Texto.

Verifique se não deixou passar algum erro de ortografia.

Acontece, e é super normal. O processo de revisão serve exatamente para corrigir esses pequenos “deslizes”.

Depois de escrito e revisado, chegou a hora de Agendar ou Postar o seu artigo.

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Se tiver qualquer dúvida, deixe um comentário aqui abaixo, que eu mesma te responderei.

Beijos, Milla Ribeiro.

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