10 Passos Práticos para Conseguir Clientes Potenciais como Assistente Virtual - Milla Ribeiro

Como eu faço para Conseguir Clientes Potenciais como Assistente Virtual? Essa é uma das dúvidas que recebo com constante frequência.

Neste artigo, eu quero compartilhar com você 10 passos práticos que vão te ajudar a destravar e conseguir clientes como Assistente Virtual!

Mas, primeiro eu gostaria de trazer uma reflexão sobre o que significa Gerar Valor.

Muitas vezes nos “matamos” para produzir conteúdos nas redes sociais, acreditando que isso é o que vai atrair pessoas interessadas em nossos serviços…

Porém, nem sempre o conteúdo que estamos produzindo é o que o cliente precisa de fato.

Já parou pra pensar nisso?

Como descobrir o que o Cliente Potencial precisa?

Conhecer os principais anseios e desejos do nosso público-alvo é o que pode nos aproximar ou nos afastar de fecharmos um contrato.

E, como podemos descobrir o que os clientes potenciais precisam?

Na grande maioria das vezes a maneira mais assertiva é perguntando. Porém, existe uma outra forma.

E, eu quero trazer um exemplo prático, porque assim vai ficar bem simples de entender. 

Como a observação pode te ajudar a captar mais clientes como Assistente Virtual

Quando se aproxima uma data especial, onde quero presentear alguém, eu procuro observar no dia a dia: 

  • O que essa pessoa tem falado?
  • Ela disse que está precisando de algo?
  • Algo que ela gosta de usar acabou, um produto, por exemplo, e ela está sem tempo/dinheiro para comprar agora?

A simples observação já nos traz uma série de ideias incríveis e que realmente irão agregar valor na vida dessa pessoa. Percebe?!

Geralmente quando eu faço esse processo de observação e compro o que a pessoa realmente precisa, ela fica muito grata e até surpresa.

Da mesma forma, observar o comportamento dos seus clientes potenciais pode te trazer diversos insights sobre:

  • O tipo de conteúdo que você deve produzir;
  • As verdadeiras necessidades desses potenciais clientes: quais são os reais anseios deles?
  • Quais são as dúvidas mais frequentes desses clientes e como posso respondê-las?

Assistência Virtual e Empatia

Assistência Virtual e Empatia

Se você for capaz de observar e mapear os comportamentos desses clientes potenciais, te garanto que você já estará na frente da maioria das pessoas que lutam para conseguir clientes só fazendo mais do mesmo.

A maioria das pessoas está vivendo no imediatismo e na insegurança, preocupadas em como pagar as contas ou algo assim.

Quando o nosso foco está somente nas nossas próprias necessidades, é quase impossível enxergarmos as necessidades dos outros.

E, pode ter certeza que prestar serviços como Assistente Virtual, fala muito sobre empatia e como perceber o que nosso cliente precisa: o que pode mudar o jogo no negócio/empresa dele.

É ajudando a solucionar problemas pontuais desses clientes potenciais, que conseguiremos novas indicações, recorrência e até aumentar o valor percebido dos nossos serviços.

Quero te propor um exercício

Independente se você já possui clientes ou tem a intenção de aumentar seu portfólio de clientes, esse exercício pode te ajudar a clarear alguns ‘pontos cegos’ no seu negócio como Assistente Virtual.

Siga esses passos:

  1. Selecione de 5 a 10 perfis de potenciais clientes em uma rede social com que você pretende trabalhar;
  2. Analise esses perfis de acordo com seus conhecimentos técnicos e veja o que pode ser melhorado/aprimorado neles;
  3. Anote suas percepções em um bloco de notas ou no Docs do Google Drive;
  4. Entre em contato com esse cliente potencial, pode ser por direct, por exemplo;
  5. Se apresente brevemente, e converse com esse potencial cliente de maneira bem humanizada (ou seja, sem “texto pronto”);
  6. Durante a conversa, você pode apresentar alguns dos pontos de melhoria que você anotou no seu bloco de notas/Docs do drive;
  7. Proponha uma parceria a esse potencial cliente (é importante que você defina um prazo e um objetivo específico a ser atingido durante esse “período de teste”);
  8. No dia de término do prazo estabelecido, você entrará em contato com esse cliente potencial , agradecendo a parceria, e compartilhando alguns insights que teve durante essa oportunidade de trabalho;
  9. Se você fez um bom trabalho e atingiu a meta estabelecida, é bem provável que o cliente solicite algum dos seus pacotes de serviços (se possível, já deixe tudo pronto com antecedência. Ou seja, tenha definido sua hora de serviço/pacotes);
  10. Crie um arquivo em PDF no Canva com uma breve apresentação sobre seu trabalho e serviços que presta; coloque seus contatos principais; e selecione algumas das dicas que você anotou no passo 3 – isso será um ‘bônus’, onde o potencial cliente verá o quão comprometid@ você é com o trabalho que faz. (entregue esse PDF durante a conversa do passo 9)

Você vai tentar?

Eu sei que você talvez pense que vai dar trabalho fazer tudo isso, e ainda prestar um serviço gratuito por uns dias, sem ter a garantia de que vai conseguir fechar um contrato…

Porém, pense comigo: você está aí na batalha para conseguir seu primeiro cliente há quanto tempo?

Recebo mensagens de pessoas que dizem que estão há meses tentando e nada de conseguir clientes!

Pense nesse exercício como uma experiência, onde você vai ajudar alguém e aprender com isso. 

Eu já fiz isso mais de uma vez e funcionou, consegui fechar o serviço e ainda tive indicações posteriores. 

Estou compartilhando aqui com você porque sei que é um caminho onde você não tem nada a perder. Lembre-se que até o tempo investido nesse processo, vai te trazer experiência. 

Dica Extra: Caso você já tenha clientes, tente isso

Vamos supor que você faça os criativos para as Redes Sociais do cliente… 

Só que você percebeu que a BIO do Instagram desse cliente poderia ser melhor elaborada, mais objetiva/assertiva.

Você pode tanto sugerir @ Social Media do cliente algumas sugestões de alteração, ou até mesmo falar com o cliente diretamente. 

Lembrando que você deve fazer isso sempre com muito respeito ao trabalho daquele profissional que está cuidando daquela área específica.

A proposta aqui é fazer algo que você já percebeu que precisa ser feito, mas que talvez ninguém tenha notado/feito ainda. 

É o “elemento UAU”, onde você impressiona o cliente. Você vai surpreendê-lo, entregando algo que ele precisa, mas nem sequer havia te pedido.

Fazer isso pode te trazer destaque e chances de conseguir mais indicações de clientes potenciais, e quem sabe algum serviço que vai te gerar uma renda extra!

Gerar valor para os seus clientes potenciais significa entregar aquilo que eles precisam, e talvez nem saibam, nem tenham notado ainda.

Você precisa trabalhar sua mente para perceber nos detalhes, no dia a dia, o que pode ser melhorado e como você pode contribuir com isso.

Profissionais que se destacam, em quaisquer áreas, estão sempre um passo à frente da maioria. 

E você? Já decidiu onde deseja estar?

Espero que você teste essas dicas, e se quiser, depois compartilhe aqui nos comentários sua experiência de como conseguiu mais clientes como Assistente Virtual 🙂

Te vejo lá 😉 

Se esse conteúdo te ajudou, ou se ficou alguma dúvida, deixe um comentário aqui abaixo, que eu responderei.

Beijos, Milla Ribeiro.

Confira os Conteúdos Abaixo também: Estude e Aplique!

Vem pra Perto!

Vem pra Perto!

Me acompanhe lá no Instagram, onde eu compartilho Conteúdos e Estratégias Exclusivas sobre Marketing Digital e Produção de Conteúdo com Inteligência Artificial!

Seguir Milla Ribeiro*Abra o link pelo seu celular!

1 Comentário

Deixe seu Comentário aqui...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.