Como eu faço para Conseguir Clientes Potenciais como Assistente Virtual? Essa é uma das dúvidas que recebo com constante frequência.

Neste artigo, eu quero compartilhar com você 10 passos práticos que vão te ajudar a destravar e conseguir clientes como Assistente Virtual!

Mas, primeiro eu gostaria de trazer uma reflexão sobre o que significa Gerar Valor.

Muitas vezes nos “matamos” para produzir conteúdos nas redes sociais, acreditando que isso é o que vai atrair pessoas interessadas em nossos serviços…

Porém, nem sempre o conteúdo que estamos produzindo é o que o cliente precisa de fato.

Já parou pra pensar nisso?

Como descobrir o que o Cliente Potencial precisa?

Conhecer os principais anseios e desejos do nosso público-alvo é o que pode nos aproximar ou nos afastar de fecharmos um contrato.

E, como podemos descobrir o que os clientes potenciais precisam?

Na grande maioria das vezes a maneira mais assertiva é perguntando. Porém, existe uma outra forma.

E, eu quero trazer um exemplo prático, porque assim vai ficar bem simples de entender. 

Como a observação pode te ajudar a captar mais clientes como Assistente Virtual

Quando se aproxima uma data especial, onde quero presentear alguém, eu procuro observar no dia a dia: 

  • O que essa pessoa tem falado?
  • Ela disse que está precisando de algo?
  • Algo que ela gosta de usar acabou, um produto, por exemplo, e ela está sem tempo/dinheiro para comprar agora?

A simples observação já nos traz uma série de ideias incríveis e que realmente irão agregar valor na vida dessa pessoa. Percebe?!

Geralmente quando eu faço esse processo de observação e compro o que a pessoa realmente precisa, ela fica muito grata e até surpresa.

Da mesma forma, observar o comportamento dos seus clientes potenciais pode te trazer diversos insights sobre:

  • O tipo de conteúdo que você deve produzir;
  • As verdadeiras necessidades desses potenciais clientes: quais são os reais anseios deles?
  • Quais são as dúvidas mais frequentes desses clientes e como posso respondê-las?

Assistência Virtual e Empatia

Assistência Virtual e Empatia

Se você for capaz de observar e mapear os comportamentos desses clientes potenciais, te garanto que você já estará na frente da maioria das pessoas que lutam para conseguir clientes só fazendo mais do mesmo.

A maioria das pessoas está vivendo no imediatismo e na insegurança, preocupadas em como pagar as contas ou algo assim.

Quando o nosso foco está somente nas nossas próprias necessidades, é quase impossível enxergarmos as necessidades dos outros.

E, pode ter certeza que prestar serviços como Assistente Virtual, fala muito sobre empatia e como perceber o que nosso cliente precisa: o que pode mudar o jogo no negócio/empresa dele.

É ajudando a solucionar problemas pontuais desses clientes potenciais, que conseguiremos novas indicações, recorrência e até aumentar o valor percebido dos nossos serviços.

Quero te propor um exercício

Independente se você já possui clientes ou tem a intenção de aumentar seu portfólio de clientes, esse exercício pode te ajudar a clarear alguns ‘pontos cegos’ no seu negócio como Assistente Virtual.

Siga esses passos:

  1. Selecione de 5 a 10 perfis de potenciais clientes em uma rede social com que você pretende trabalhar;
  2. Analise esses perfis de acordo com seus conhecimentos técnicos e veja o que pode ser melhorado/aprimorado neles;
  3. Anote suas percepções em um bloco de notas ou no Docs do Google Drive;
  4. Entre em contato com esse cliente potencial, pode ser por direct, por exemplo;
  5. Se apresente brevemente, e converse com esse potencial cliente de maneira bem humanizada (ou seja, sem “texto pronto”);
  6. Durante a conversa, você pode apresentar alguns dos pontos de melhoria que você anotou no seu bloco de notas/Docs do drive;
  7. Proponha uma parceria a esse potencial cliente (é importante que você defina um prazo e um objetivo específico a ser atingido durante esse “período de teste”);
  8. No dia de término do prazo estabelecido, você entrará em contato com esse cliente potencial , agradecendo a parceria, e compartilhando alguns insights que teve durante essa oportunidade de trabalho;
  9. Se você fez um bom trabalho e atingiu a meta estabelecida, é bem provável que o cliente solicite algum dos seus pacotes de serviços (se possível, já deixe tudo pronto com antecedência. Ou seja, tenha definido sua hora de serviço/pacotes);
  10. Crie um arquivo em PDF no Canva com uma breve apresentação sobre seu trabalho e serviços que presta; coloque seus contatos principais; e selecione algumas das dicas que você anotou no passo 3 – isso será um ‘bônus’, onde o potencial cliente verá o quão comprometid@ você é com o trabalho que faz. (entregue esse PDF durante a conversa do passo 9)

Você vai tentar?

Eu sei que você talvez pense que vai dar trabalho fazer tudo isso, e ainda prestar um serviço gratuito por uns dias, sem ter a garantia de que vai conseguir fechar um contrato…

Porém, pense comigo: você está aí na batalha para conseguir seu primeiro cliente há quanto tempo?

Recebo mensagens de pessoas que dizem que estão há meses tentando e nada de conseguir clientes!

Pense nesse exercício como uma experiência, onde você vai ajudar alguém e aprender com isso. 

Eu já fiz isso mais de uma vez e funcionou, consegui fechar o serviço e ainda tive indicações posteriores. 

Estou compartilhando aqui com você porque sei que é um caminho onde você não tem nada a perder. Lembre-se que até o tempo investido nesse processo, vai te trazer experiência. 

Dica Extra: Caso você já tenha clientes, tente isso

Vamos supor que você faça os criativos para as Redes Sociais do cliente… 

Só que você percebeu que a BIO do Instagram desse cliente poderia ser melhor elaborada, mais objetiva/assertiva.

Você pode tanto sugerir @ Social Media do cliente algumas sugestões de alteração, ou até mesmo falar com o cliente diretamente. 

Lembrando que você deve fazer isso sempre com muito respeito ao trabalho daquele profissional que está cuidando daquela área específica.

A proposta aqui é fazer algo que você já percebeu que precisa ser feito, mas que talvez ninguém tenha notado/feito ainda. 

É o “elemento UAU”, onde você impressiona o cliente. Você vai surpreendê-lo, entregando algo que ele precisa, mas nem sequer havia te pedido.

Fazer isso pode te trazer destaque e chances de conseguir mais indicações de clientes potenciais, e quem sabe algum serviço que vai te gerar uma renda extra!

Gerar valor para os seus clientes potenciais significa entregar aquilo que eles precisam, e talvez nem saibam, nem tenham notado ainda.

Você precisa trabalhar sua mente para perceber nos detalhes, no dia a dia, o que pode ser melhorado e como você pode contribuir com isso.

Profissionais que se destacam, em quaisquer áreas, estão sempre um passo à frente da maioria. 

E você? Já decidiu onde deseja estar?

Espero que você teste essas dicas, e se quiser, depois compartilhe aqui nos comentários sua experiência de como conseguiu mais clientes como Assistente Virtual 🙂

Te vejo lá 😉 

Se esse conteúdo te ajudou, ou se ficou alguma dúvida, deixe um comentário aqui abaixo, que eu responderei.

Beijos, Milla Ribeiro.

Confira os Conteúdos Abaixo também: Estude e Aplique!

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