Quanto mais conhecimento tivermos sobre as ferramentas que usamos no dia a dia do nosso trabalho, melhor conseguiremos explorar suas possibilidades.

O Pinterest é uma plataforma incrível, que gera resultados e tem crescido exponencialmente aqui no Brasil. 

No artigo de hoje, quero compartilhar com você quais são os Tipos de Pins que existem no Pinterest.

Além disso, você vai descobrir como usar os variados formatos de pins e criar conteúdo diversificado para ter sucesso no Pinterest!

Pinterest: muito além de fonte de tráfego

Já comentei em alguns artigos aqui no blog sobre o potencial do Pinterest para gerar tráfego para os seus canais de comunicação na internet.

Mas, além de fonte de tráfego, o Pinterest é uma grande fonte de inspiração!

E, essa fonte de inspiração serve tanto para você, Criador de Conteúdo, quanto para o consumidor/potencial cliente.

Portanto, conhecer os tipos de pins, seus variados formatos e possibilidades, vai te dar maior capacidade de escolher o formato apropriado para cada conteúdo que você criar.

Tipos de Pins

Os principais e mais utilizados tipos de pins são os seguintes:

  • Padrão/Estático
  • Vídeo
  • Idea
  • Carrossel

Ao longo deste artigo, vou explorar junto com você cada um desses formatos, e te dar algumas dicas de como usá-los.

Mas, antes disso, gostaria de compartilhar alguns outros formatos de pins no Pinterest que talvez você ainda não conheça.

Tipos de pins ainda não muito conhecidos e explorados

Tipos de pins ainda não muito conhecidos e explorados

O Pinterest é uma plataforma que vem inovando com constância. 

Aliás, isso certamente é o que faz com que ela cresça e consiga se manter no mercado que é tão competitivo.

O Pinterest foi lançado em 2010. Porém, aqui no Brasil, principalmente, o Pinterest ainda é uma plataforma que tem muito a ser explorada…

Veja, por exemplo, se você conhece ou já usou alguns dos tipos de pins a seguir:

  • Colagem
  • Produto
  • Coleções
  • Receitas
  • Anúncios

Se você ainda não tinha ouvido falar nesses formatos de pins do Pinterest, fique tranquilo, é que eles de fato não são muito conhecidos ou explorados mesmo.

Vamos falar rapidamente sobre eles?

Explorando os “alternativos” Formatos de pins no Pinterest

1- Colagem: quando você selecionar 2 ou mais imagens, aparecerão 2 opções para que você escolha: a 1ª é o Pin de Carrossel, e a 2ª é o Pin de Colagem. 

Ao selecionar a opção “Colagem”, o próprio Pinterest irá criar automaticamente uma composição das imagens escolhidas.

Você poderá editar essas imagens a seu critério, antes de postar.

2- Produto: os pins de produto são pins avançados, ou seja, para publicá-los, além de ter um site verificado, você precisará seguir alguns requisitos e recomendações do Pinterest.

Pins de Produto - Como Criar Pins de Produto no Pinterest

Neste formato de pin é possível inserir informações sobre preço e disponibilidade de um determinado produto, por exemplo. 

3- Coleções: para usar esse tipo de pin, é necessário que você possua uma conta business no Pinterest.

O pin de Coleções serve para facilitar que as pessoas encontrem seus produtos em Pins de moda e decoração.

4- Receitas: os pins de receita também são pins avançados, onde você consegue adicionar algumas informações, como: ingredientes, porções e tempo de preparo.

Verifique aqui como fazer esse processo passo a passo para criar pins avançados de receita.

5- Anúncios: os pins de anúncios foram liberados aqui no Brasil em 2021, e são uma excelente alternativa para você potencializar seu alcance dentro da plataforma. 

Eles não são necessariamente um tipo de pin, porque na verdade, quando você cria um anúncio no Pinterest, é possível explorar entre diversos formatos de pins disponíveis na plataforma. 

Para entender melhor como funcionam os pins de anúncio, clique aqui

Que tipo de conteúdo postar no Pinterest

Que tipo de conteúdo postar no Pinterest

Muitas pessoas tem dúvidas sobre que tipo de conteúdo postar no Pinterest.

Esse não é o foco deste artigo, porém, já tenho em minha pauta de conteúdo, um artigo programado sobre esse tema.

Então, fique de olho nos próximos posts por aqui no blog, se essa for uma necessidade sua 😉

Vamos então falar sobre os tipos de pins mais populares e utilizados no Pinterest?

Pin Padrão ou Pin Estático

O formato de pin mais básico que existe é o pin padrão/estático.

Trata-se de uma única imagem, em formato 1.000 por 1.500 pixels.

Durante muitos anos esse foi o formato mais popular entre os Criadores de Conteúdo no Pinterest. 

Porém, como tudo na vida evolui e muda, com isso também não foi diferente.

Hoje em dia, os pins estáticos tem uma entregabilidade muito baixa, portanto estrategicamente, aconselho a você explorar os modelos que citarei a seguir.

Ah, mas é claro que isso não significa, de maneira alguma, que você deva deixar de usar os pins padrão, ok?! 😀 

Pin de Vídeo

Os Pins de Vídeo são uma excelente opção para que você consiga contar uma história em formato audiovisual, e se conectar mais profundamente com sua audiência. 

Uma dica interessante ao produzir esse formato de conteúdo, é usar legendas. Desta forma, você garante que mesmo que o usuário não esteja com o volume ligado, irá receber suas dicas/conteúdo. 

Caso você ainda não saiba como postar um pin de vídeo, vou deixar aqui um tutorial que postei no meu canal do YouTube:

Lembrando que para postar esse formato de pin, é necessário que você possua uma conta business no Pinterest.

Pin de Idea

Anteriormente conhecidos como “Pins de História”, os Pins de Idea tem feito bastante sucesso no Pinterest!

Nos últimos meses, o próprio Pinterest tem dado maior relevância na entrega deste formato de Pin. 

Os Idea Pins podem conter de 1 a 20 imagens ou vídeos, o formato indicado é o vertical, no tamanho 1.080 x 1.920 px.

A ênfase, por parte do Pinterest, para que os Criadores de Conteúdo explorem esse formato de pin é tamanha, que eles criaram uma Central de ajuda exclusiva para explicar como os Idea Pin funcionam.

Você consegue acessar essa Central de ajuda clicando no ponto de interrogação (recursos e feedbacks), ao selecionar a opção de postar esse tipo de pin.

Pin de Carrossel

Um Pin de Carrossel pode ter de 2 a 5 imagens. O formato indicado pelo próprio Pinterest é o mesmo do Pin Padrão: 1.000 por 1.500 pixels.

Esse formato de pin é uma excelente maneira de você mostrar diferentes vertentes de seus produtos/serviços.

Postar um Pin de Carrossel é bem simples. Basta selecionar de 2 a 5 imagens no seu computador/notebook, adicionar um título, uma descrição e o link desejado, depois clicar em publicar 😉

Como ganhar dinheiro produzindo conteúdo no Pinterest

A cada dia que passa, o Pinterest está trabalhando para melhorar a experiência do usuário, ainda mais agora que os anúncios foram liberados aqui no Brasil.

Apesar de algumas pessoas se sentirem prejudicadas com essas evoluções, na minha opinião, isso não significa que os Criadores de Conteúdo serão lesados. 

Acredito, e já vejo, que o Pinterest está se tornando uma ótima oportunidade para quem deseja ganhar dinheiro com produção de conteúdo.

Mas, é claro, para isso, é fundamental que você seja profissional e constante na plataforma; conheça muito bem suas diretrizes e políticas, além de produzir conteúdos que engajem com sua audiência. 

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Eu espero que você tenha aprendido algo novo por aqui hoje e que possa explorar mais conteúdos pelo blog.

Seu comentário é muito bem-vindo, e ficarei bem feliz em respondê-lo! 🙂 

Até o próximo post, bjs.

Milla Ribeiro.

PS: Continue navegando pelo blog. Aqui tem muito conteúdo sobre Marketing Digital, como você pode começar a trabalhar de casa e gerar renda online. 
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