Como trabalhar com Marketing Digital?
Que tipo de serviços uma pessoa que trabalha com Marketing na Internet faz?
Como iniciar no Marketing Digital da maneira certa?
Você já fez alguma das perguntas acima?
O mercado digital é relativamente novo aqui no Brasil, e muitas são as dúvidas sobre como fazer esse tipo de trabalho.
Se você é iniciante, e não faz ideia de por onde começar, aqui neste artigo eu vou te apresentar 10 opções de serviços altamente lucrativos no Marketing Digital.
Minha intenção é que você entenda pelo menos as principais funções de cada uma das profissões, e escolha 1 para iniciar.
Sei que a tarefa não é fácil, mas vamos com calma. Um passo de cada vez. Combinado?
Ainda vale a pena Trabalhar com Marketing Digital?
Como eu disse anteriormente, o mercado digital é relativamente recente aqui no Brasil.
E, digo isso porque mesmo eu conhecendo esse mercado desde 2014, percebo que quando comento com pessoas da minha família ou amigos, eles não fazem muita ideia do que é o “Marketing Digital”.
Alguns deles até nunca ouviram falar…
Então, pense comigo: se esse mercado estivesse saturado, como alguns querem nos fazer pensar, a maioria das pessoas já saberiam sobre ele.
Porém, isso não é uma realidade. E, você não precisa acreditar em mim. Faça o teste.
Pergunte a pelo menos 10 pessoas do seu convívio se eles sabem o que é e como trabalhar com Marketing Digital.
Você pode se surpreender!
Logo, minha conclusão é que sim, ainda vale muito a pena investir seu tempo, e dinheiro, quando necessário, para iniciar no Marketing Digital.
É possível trabalhar com Marketing Digital apenas usando o celular?
Antes de falar sobre as 10 opções de serviços para trabalhar em casa com Marketing Digital, quero responder a uma dúvida recorrente.
Afinal, é possível trabalhar com Marketing Digital usando apenas o celular?
Sim, mas depende. Depende principalmente de você, do seu esforço e dedicação.
Porque muitas tarefas que um profissional de marketing digital desempenha podem ser feitas pelo smartphone.
Porém, existem algumas delas que exigem mais tempo e dedicação, como escrever um artigo, por exemplo, onde o ideal é que você faça em um notebook ou computador.
Se você quer conhecer algumas 8 Nichos Altamente Lucrativos para Iniciar no marketing digital usando o seu celular, recomendo que leia este artigo aqui.
Agora vamos ao foco deste artigo 😉
1- Afiliado ou Afiliada de Produtos Digitais
Afiliado é o profissional que promove produtos e/ou serviços em troca de comissões. Um intermediário de vendas.
Existem basicamente 2 tipos de Afiliado:
- Autoridade
- Árbitro
Afiliado Autoridade, como o nome já diz, é o profissional que trabalha sua autoridade, geralmente em um nicho de mercado específico.
Esse tipo de Afiliado se torna referência para as pessoas que @ acompanham.
E, o Afiliado Árbitro é o profissional que trabalha com anúncios pagos na internet.
Esses anúncios são feitos através das Redes Sociais, do Google, ou YouTube, por exemplo.
Para atuar como Afiliado Árbitro, é muito importante que a pessoa se especialize, e conheça muito bem as mídias onde irá investir.
Além disso, é fundamental estudar e aplicar técnicas de Copywriting, e ter capital para investir em anúncios.
2- Afiliado ou Afiliada de Produtos Físicos
Afiliado de Produtos Físicos também é um profissional que promove produtos e/ou serviços em troca de comissões.
Porém, neste caso os produtos são físicos. Ou seja, o cliente recebe o produto em sua residência, ou endereço solicitado.
O mecanismo é basicamente o mesmo dos produtos digitais.
A maioria das plataformas permitem que sejam feitos anúncios para promover esses produtos.
Além dos anúncios, também é possível criar conteúdos que atraiam uma audiência interessada no produto que você escolhe promover.
Onde Começar e Como Trabalhar com Marketing Digital de Afiliados
Agora que você já sabe o que significa ser um Afiliado, talvez esteja se perguntando: onde começar e como trabalhar com marketing digital de Afiliados?
De acordo com a minha vivência e trabalho na internet, as melhores plataformas para começar a trabalhar com Marketing de Afiliados, que eu considero, são:
- Hotmart
- Eduzz
- Monetizze
- Amazon
A Hotmart até o presente momento é a única plataforma, entre as citadas acima, focada em produtos digitais.
Caso você ainda não tenha cadastro em algumas destas plataformas, recomendo a playlist de vídeos abaixo, onde eu te ensino passo a passo como se cadastrar:
3- Analista de Mídias Sociais
Analista de Mídias Sociais é o profissional responsável principalmente pela parte de planejamento de conteúdos e análise de métricas de Redes Sociais.
Em tese a função primordial deste profissional é cuidar do planejamento e cuidar que tudo esteja organizado com antecedência às postagens nas mídias.
Algumas funções atribuídas a este profissional:
- planejar e criar posts,
- gerenciar páginas das redes sociais,
- monitorar e analisar o desempenho das páginas,
- criar e ajustar estratégias de marketing,
- interagir com o público nos canais da marca.
Como Trabalhar com Marketing Digital sendo um Analista de Mídias Sociais
É possível iniciar como Analista de Mídias Sociais oferecendo seus serviços como profissional autônomo, ou atuando no modelo CLT.
Segundo a Catho, a média salarial paga a este profissional no Brasil é de R$2.128,12.
Já em relação às contratações, o Rio de Janeiro segue como líder em oferecer oportunidades nessa área, seguido por Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.
4- Assistente Virtual de Marketing Digital
Assistente Virtual é um profissional que usa uma ou mais habilidades que possui para prestar serviços.
Geralmente esses serviços são prestados de maneira remota.
Alguns serviços associados à Assistência Virtual de Marketing Digital:
- Redação de Artigos para Blogs/Sites;
- Edição de Vídeo;
- Legendar Vídeos;
- Criação de E-books;
- Gerenciar Mídias Digitais;
- Elaborar Roteiros para Vídeos;
- SEO para artigos de Blogs.
Caso queira saber mais sobre a profissão de Assistente Virtual, recomendo que baixe esse e-book gratuito para entender melhor quais habilidades são necessárias para iniciar.
5- Consultor de Marketing Digital
Este profissional precisa entender amplamente o mercado de Marketing Digital.
A função principal do Consultor de Marketing Digital é orientar empreendedores, ou empresas de médio e grande porte a analisar e construir um plano de Marketing para o seu negócio.
Além disso, um Consultor vai mostrar para o seu cliente as melhores plataformas de marketing para obter os resultados desejados.
Alguns serviços que você pode prestar sendo um Consultor de Marketing Digital:
- Análise de concorrência;
- Análise comercial;
- Definição de planos e metas para o setor de vendas;
- Mapeamento de oportunidades de negócio;
- Definição de estratégias de marketing.
6- Analista de SEO
A sigla SEO, do inglês Search Engine Optimization, significa otimização para mecanismos de busca.
Analista de SEO é um profissional especializado em estratégias de otimização para os mecanismos de busca como o Google, Yahoo, Bing, etc..
O objetivo é que esse profissional saiba analisar, avaliar e direcionar seu cliente a uma estratégia de SEO, com a finalidade de melhorar o posicionamento dos canais de comunicação online dele nos mecanismos de busca.
Funções atribuídas ao profissional de Análise de SEO:
- Otimização de artigos/páginas de sites/blogs;
- Análise de código do sites/blogs;
- Avaliação de conteúdo de sites/blogs;
- Criação de conteúdo otimizado para os mecanismos de busca;
Onde Começar e Como trabalhar com Marketing Digital sendo um Analista de SEO
Ter um site otimizado para ser encontrado nos mecanismos de busca é algo fundamental para o crescimento de qualquer empresa que deseja construir uma presença online.
Portanto, as oportunidades de trabalho para um Analista de SEO são bem amplas.
Quanto mais qualificado esse profissional for, maiores são as chances de conseguir trabalho!
Principalmente porque mecanismos de busca como o Google estão sempre sofrendo alterações, o que requer uma constante análise de dados do site/blog para que ele mantenha seus posicionamentos.
A média salarial deste profissional é de R$2.109,84, no modelo CLT, segundo o site Catho. Em relação ao Estado com mais contratações, São Paulo domina o ranking.
7- Coprodutor
Profissional com habilidades específicas para planejar e gestar um Lançamento Online de um produto, seja ele físico ou digital.
O Coprodutor é um parceiro de negócios, que tem por objetivo produzir um produto em parceria com um especialista de determinada área.
A Coprodução é uma ótima maneira de começar a trabalhar com Marketing Digital caso você não deseje criar seus próprios produtos para vender online.
Conhecimentos que você precisa dominar para se tornar um profissional em Coprodução:
- Tipos/Estruturas de lançamentos de produtos digitais;
- Copy;
- Tráfego;
8- Copywriter
Copywriter é um profissional especialista em técnicas de escrita persuasiva.
Seu objetivo primário deve ser levar o leitor a uma ação específica. Por isso, é fundamental dominar técnicas de escrita e vendas.
O Copywriter deve estudar principalmente: neuromarketing, estratégias de inbound marketing, storytelling, gatilhos mentais, etc.
Segundo o site Glassdoor, esse profissional recebe em média R$4.239,00/mês.
Porém, sendo umas das profissões mais importantes no mercado digital, o salário deste profissional pode chegar a valores bem mais elevados.
Quanto maior a qualificação e experiência, melhores serão as oportunidades!
Alguns serviços que o profissional de Copy pode fazer:
- Escrever artigos para blogs
- Elaborar textos para Landing Pages;
- Criar sequências de e-mails e newsletters;
- Desenvolver roteiros de vídeos de vendas;
- Escrever textos para anúncios de redes sociais.
9- Designer
Designer é o profissional que atua na parte de criação do conteúdo visual de uma determinada marca.
Sendo assim, você precisa estar habilitado a criar Projetos Gráficos no intuito de fazer uma Comunicação Visual assertiva.
Ou seja, que se conecte com o potencial cliente, levando-o a uma determinada ação.
Principais funções associadas ao trabalho de um Designer:
- Desenvolvimento de Identidade Visual e de Marca;
- Pesquisa de mercado;
- Análise de persona/público-alvo
Por onde Começar e Como Trabalhar com Marketing Digital sendo Designer
Você pode iniciar prestando serviços pontuais que envolvam a criação de identidade de marca.
Por exemplo, oferecer um pacote de Kit de Marca, onde você irá criar o logo de um determinado projeto, além de desenvolver a identidade visual para o seu cliente.
10- Gestão de Tráfego
Gestão de Tráfego é a profissão onde você fica responsável pelo gerenciamento de Contas de Anúncios de uma empresa.
É necessário ter a capacidade de criar estratégias e ações na intenção de gerar vendas/resultados para o seu cliente, através do tráfego gerado.
Este, sem dúvidas, é um dos profissionais mais requisitados para atuar no Marketing Digital.
Afinal, de nada adianta você criar um conteúdo, seja em um site ou em redes sociais, se esse conteúdo não alcança ninguém, ou poucas pessoas.
Portanto, é uma área de atuação onde vale muito a pena investir tanto seu tempo, quanto seu dinheiro.
Até porque com o crescimento do mercado digital, as oportunidades para os melhores profissionais nessa área só tendem a crescer.
Como iniciar no Marketing Digital através da Gestão de Tráfego
É fundamental que você se especialize como estrategista de tráfego.
E, para isso, além de fazer cursos, você precisa aplicar o que estiver aprendendo.
Você pode começar oferecendo seu serviço gratuitamente, em troca de experiência, caso não tenha verba para investir em tráfego, mas tenha algum conhecimento na área.
Essa é uma solução válida e que vai te trazer segurança e estudos de caso para adquirir mais clientes.
Trabalhar com Marketing Digital em Casa
Ao longo deste artigo eu pude apresentar para você as 10 profissões mais requisitadas no Marketing Digital:
- Afiliado ou Afiliada de Produtos Digitais
- Afiliado ou Afiliada de Produtos Físicos
- Analista de Mídias Sociais
- Assistente Virtual de Marketing Digital
- Consultor de Marketing Digital
- Analista de SEO
- Coprodutor
- Copywriter
- Designer
- Gestão de Tráfego
Como eu sempre digo:
O Marketing Digital é um mar de oportunidades!
Portanto, cabe a você escolher uma área com que se identifique, estudar, e começar a colocar a mão na massa para colher seus resultados num futuro próximo.
Espero que as dicas do artigo de hoje tenham te ajudado a abrir sua mente, e que você possa em breve fazer parte deste mercado!
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Se você ficou com alguma dúvida, por favor, deixe um comentário aqui abaixo, que eu mesma te responderei.
Sucesso sempre!
Bjs, Milla Ribeiro.
*Artigo atualizado em: 24/11/2021
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