Trabalhar com Marketing Digital – 4 Maneiras de Começar

Como Trabalhar com Marketing Digital?  Eis a questão!

Realmente o Marketing Digital é muito recente aqui no Brasil. A maioria das pessoas com quem convivo no meu dia a dia não fazem ideia do que seja isso.

E é engraçado porque quando estamos imersos em algo, mal percebemos que as pessoas ao nosso redor podem nem saber da existência dele.

Antes de tudo, é importante entender o que é Marketing Digital. Vou te explicar!

O que é Marketing Digital

Posso dizer que o Marketing Digital é uma extensão do Marketing. Poderia se chamar uma evolução do Marketing para a era digital.

Na verdade grande parte dos elementos básicos do Marketing tradicional ainda são usados no Marketing Digital.

Porém, com a evolução tecnológica, ferramentas tem sido criadas diariamente pra aprimorar a maneira de fazer Marketing.

Com o Marketing Digital é possível alcançar um público específico; é possível criar campanhas que sejam mostradas apenas a públicos específicos,  além de medir resultados com precisão, e muito mais!

Todos os softwares e ferramentas que tem sido criados através da evolução tecnológica, tem contribuído imensamente para um trabalho de marketing digital mais preciso.

Trabalhar com Marketing Digital – 4 maneiras de começar

Resolvi trazer 4 formas que você pode começar a trabalhar com marketing digital. Algumas exigirão mais tempo e esforços que outras.

Escolhi essas 4 porque são as que tenho mais conhecimento e afinidade. Contudo, existem muitas outras maneiras de trabalhar com marketing digital. Se você quer conhecer outras formas, deixa aqui nos comentários, que eu trago mais artigos com este assunto.

Vamos lá?

Trabalhar com Marketing Digital – Consultor de Marketing Digital

Trabalhar com Marketing Digital - Como Consultor de Marketing Digital

Um consultor em Marketing Digital precisa entender amplamente o mercado digital. Porém, é válido que este profissional tenha uma ou mais especialidades.

Ter graduação pra atuar como Consultor de Marketing Digital não é um pré-requisito, principalmente se for trabalhar de maneira autônoma. Contudo, é possível que empresas exijam alguma formação superior, na área de Marketing, por exemplo.

O profissional que opta por esta área tem que gostar de estudar e ter iniciativa pra aprimorar seus conhecimentos sempre que houver atualizações nas plataformas as quais presta consultoria. É necessário que este profissional conheça bem as diversas áreas do marketing, redes sociais, e-mail marketing, entre outras.

A contratação de um Consultor de Marketing Digital é fundamental antes iniciar o processo de divulgação online de uma empresa, independente de seu tamanho. 

Afinal, é este profissional que irá planejar e direcionar quais mídias de divulgação serão mais efetivas pra atender o cliente final de um determinado modelo de negócios. Geralmente o Consultor de Marketing Digital atua apenas na parte estratégica, criando um plano de marketing pro negócio online, não fazendo parte da implementação deste.  

Quanto a valores cobrados por estes serviços, isso vai variar de acordo com a experiência e formação do profissional. Outra variável que influenciará na cobrança de valores é o tamanho do projeto que será feito.

É muito importante que você tenha um contrato de serviços. Isso poderá te respaldar em qualquer adversidade que surgir.

Trabalhar com Marketing Digital – Social Media

Este é um dos meus trabalhos atualmente. O Social Media é o profissional que gerencia as redes sociais de uma empresa ou pessoa física.

Dentre as tarefas deste profissional estão:

  • planejar e criar conteúdos que serão distribuídos nas redes sociais;
  • agendar conteúdos nas redes sociais;
  • criar campanhas e anúncios;
  • analisar métricas de engajamento nas mídias;
  • interagir com os seguidores nas redes socias;
  • gerar relatórios semanais, quinzenais ou mensais para os contratantes;
  • entre outras tarefas.

O valor a ser cobrado pelos serviços vai variar de acordo com a quantidade de mídias a serem gerenciadas, também a quantidade de publicações, postagens, etc.

O ideal pra quem deseja atuar nesta área é ter feito cursos de Marketing Digital que darão a base que você precisa pra iniciar. Conforme houver necessidade, faça cursos de atualização.

A verdade é que trabalhar de Social Media exige constante atualização, visto que as regras e ferramentas nas redes sociais estão sempre sendo alteradas.

É desejável gostar de estudar, ser criativo, ter uma base em Design, saber escrever de maneira correta, ter disciplina, e todas as características necessárias de quem desenvolve trabalhos com responsabilidade.

Um conselho que deixo aqui, MUITO IMPORTANTE, nunca faça nenhum trabalho sem contrato. Falo isso por experiência própria, não vale a dor de cabeça. Lembre-se: o combinado não sai caro. Formalize seu negócio!

Modelo de Contrato de Serviços Social Media

Trabalhar com Marketing Digital – Produtor

Produtor é o profissional que cria um produto. Pode ser um produto digital ou não. Como estou falando de Marketing Digital, vou focar em produtos digitais.

As principais plataformas de produtos digitais, ou infoprodutos, que existem atualmente no Brasil são:

Através destas plataformas um produtor pode gerenciar seu produto e seus afiliados (pessoas que promovem seus produtos). É através destas plataformas que os produtores gerenciam todo o seu negócio digital.

Aprenda a Criar seu Produto Digital em apenas 15-dias

Para ser um produtor é preciso criar um produto que atenda a uma necessidade de mercado. Pode ser em formato de um e-book; um curso online em vídeo-aulas;  uma palestra online; e até uma planilha, por exemplo. Contando que seja algo de valor percebido por um determinado público-alvo.

Resumindo, ser um produtor implica empacotar um conhecimento que será vendido na internet por um valor que este profissional irá estipular. 

Trabalhar com Marketing Digital – Afiliado

Trabalhar com Marketing Digital - Como-Afiliado

O Afiliado é o profissional que promove produtos em troca de comissões. Esta também uma das formas como eu trabalho atualmente. 

Consiste em escolher um nicho de mercado pra atuar, e dentro deste nicho, escolher produtos que você confie pra divulgar. A cada venda realizada por produto que promove, você receberá um valor em comissão.

Nas plataformas que mencionei acima: Eduzz, Monetizze e Hotmart, você pode se cadastrar gratuitamente e promover os produtos que desejar.

Trabalhar como afiliado de maneira profissional exige que você tenha alguns conhecimentos importantes. Afinal, esse trabalho não consiste em fazer SPAM e ficar colocando seu link em qualquer lugar pra “ver se vai vender”. É necessário que você construa estratégias sólidas que possam te gerar renda recorrente.

Eu aprendi a fazer este trabalho de divulgação de maneira profissional através do curso Fórmula Negócio Online, que em minha opinião é um dos melhores e mais completos cursos de base pra iniciar no Marketing Digital como afiliado.

Te convido a assistir essa aula gratuita onde o Alex Vargas, produtor do curso, ensina passo a passo como você pode montar o seu negócio online e trabalhar como afiliado de maneira profissional. Clique aqui para assistir agora.

Aula Gratuita com Passo a Passo para Criar seu Negócio Online como Afiliado

Trabalhar com Marketing Digital – Resumindo

Existem muitas maneiras de trabalhar com Marketing Digital. Neste artigo citei 4 formas que você pode começar a  trabalhar com marketing digital.

Foram elas:

  • Consultor de Marketing Digital
  • Social Media
  • Produtor
  • Afiliado

Espero ter esclarecido essas novas profissões que tem crescido cada vez mais aqui no Brasil. Se ficou alguma dúvida, deixa aqui nos comentários, terei prazer em te ajudar!

Por hoje é isso!

Te vejo em breve, Gratidão, Milla Ribeiro.

Cursos que eu Indico pra Trabalhar Na Internet:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (7 votes, average: 4,86 out of 5)
Loading...

Deixe seu Comentário aqui...