Como Usar o Pinterest – Atraia MUITO TRÁFEGO para seu Blog!

Como Usar o Pinterest? O que é Pinterest? Como criar conta no Pinterest? Como funciona o Pinterest? O que são pins? Como fazer pins? Como publicar no Pinterest? Como ganhar seguidores no Pinterest? Como ganhar dinheiro com Pinterest? Como vender produtos no Pinterest? 

Muitas são as dúvidas sobre esta ferramenta incrível! Hoje eu vou desvendar cada uma delas aqui com e para você!

Como Usar o Pinterest

Antes de te dizer como usar o Pinterest eu preciso de contar afinal o que é o Pinterest. Para início de conversa, o Pinterest não é uma Rede Social.

Muitas pessoas acreditam que o Pinterest é uma rede social, contudo, na verdade trata-se de um catálogo de ideias. Ele funciona como um mecanismo de buscas, assim como o Google. 

Com esta ferramenta você poderá atrair muito tráfego para um canal específico seu na internet. Além, claro, da possibilidade de gerar muitas vendas!

Como Criar uma Conta no Pinterest

Como Criar uma Conta no Pinterest

Para saber como usar o Pinterest é fundamental que você possua uma conta. Afinal, a melhor forma comprovada de aprender algo, é colocando a mão na massa.

Então, vamos aprender passo a passo como criar uma conta no Pinterest?

O primeiro passo é entrar no site do Pinterest.  Será preciso cadastrar um e-mail válido e uma senha.

Agora será necessário preencher um nome de usuário, idade e sexo. Veja o exemplo na imagem abaixo. Depois de preencher os dados, clique em criar conta.

 Preencher um nome de usuário, idade e sexo

O próximo passo é verificar o idioma e o país. Se estiver correto, clique em avançar, conforme na imagem aqui embaixo.

verificar o idioma e o país

Agora selecione pelo menos 5 temas que tenha interesse. De preferência, temas que tenham relação com o projeto que está montando. Veja a tela abaixo como modelo.

Selecione temas interessantes para você

Nesta terceira etapa você irá instalar o botão do Pinterest no seu navegador. Isso irá facilitar na hora de salvar novos pins.

Instale o botão do pinterest em seu navegador

Veja na imagem abaixo como Instalar o botão do Pinterest em seu navegador. Assim que você clicar em “Obtenha nosso botão para navegador”, automaticamente aparecerá uma caixa menor. Nesta caixa clique em Adicionar extensão.

Adicionando Botão do Pinterest em seu Navegador

Prontinho! O botão já está adicionado ao seu navegador e agora será muito mais fácil salvar pins de qualquer site que você desejar.

Como funciona o Pinterest

O Pinterest, como mencionei anteriormente, funciona como um mecanismo de buscas. Porém, talvez você esteja se perguntando como usar o Pinterest de maneira profissional.

Existem muitas maneiras de usar o Pinterest a seu favor. Com ele você pode gerar tráfego para:

  • blog/site
  • Instagram
  • Facebook
  • Canal no YouTube
  • entre muitos outros

Além disso você pode usar o Pinterest como um canal direto de vendas. E, é claro que existe a maneira correta de fazer isso.

No artigo de hoje, que considero ser para iniciantes, vou te mostrar como usar o Pinterest caso você nem tenha uma conta ainda.

O que são Pins

O que são Pins

Logicamente, saber como usar o Pinterest envolve entender o que são Pins. Existem termos que são usados por pessoas que usam esta ferramenta, que no início pode nos deixar um pouco confusos, mas, te garanto que não há nenhum bicho de 12 cabeças!

Assim que comecei a usar a ferramenta de maneira profissional, um termo que me deixava confusa, por exemplo, era o “Pinar”. Mas, logo eu descobrir que “Pinar” significa salvar o Pin.

Tá, mas, afinal, o que é Pin? Esta, digamos que é uma maneira “carinhosa” de chamar as imagens compartilhadas no Pinterest. Logo, “Pinar” significa salvar/compartilhar um Pin – uma imagem. 

Como fazer Pins

Aprender exatamente como usar o Pinterest também envolve saber como fazer pins de maneira profissional.

Fato é que se você realmente deseja trabalhar com o Pinterest de forma profissional, o ideal é que você tenha uma linha conteúdos bem definida.

Você não precisa ser um Designer para fazer pins profissionais. Aliás, existem várias plataformas online que podem te ajudar na construção de pins espetaculares!

Eu criei uma lista aqui neste artigo com 5 Softwares de Designer Gráfico para criar pins fantásticos, dá uma olhada e me diz o que você acha!

Como publicar no Pinterest

Publicar um pin é muito simples. Mas, antes de criar um pin, meu conselho é que você crie uma pasta.

E, quando você criar suas pastas, nomeias com uma palavra-chave referente ao tema que deseja falar nela.

Lembre-se de na descrição de suas pastas, colocar palavras-chave que tenham relação com o tema principal. Isso irá contribuir para ranquear sua pasta dentro do Pinterest.

Para criar sua primeira pasta, basta clicar em Criar pasta. Veja o exemplo na imagem abaixo.

Como publicar no Pinterest

Como Ganhar Seguidores no Pinterest

Não adianta nada saber como usar o Pinterest e não entender como conseguir seguidores.

Na verdade conseguir seguidores faz parte da estratégia de criar bons Pins, que realmente envolvam um determinado público e que tem interesse em acompanhar suas publicações.

Porém, diferentemente das redes sociais, ter muitos seguidores não é o fator mais importante para gerar tráfego constante para o seu blog, ou quaisquer outro canal que você deseje.

Eu mesma não tenho muitos seguidores, porém, hoje estou com mais de 163 mil visualizações em meus pins, que geram tráfego diariamente para meus artigos no blog, meu canal no YouTube e meu Instagram.

Como Ganhar Seguidores no Pinterest

Aos poucos, conforme usar o Pinterest, você irá perceber isso! Muitos colegas de trabalho e parceiros que também não possuem tantos seguidores tem obtido resultados incríveis em termos de tráfego para seus projetos.

Isso somente mostra o potencial do Pinterest. E que não é preciso muito tempo para ter resultados usando esta ferramenta.

Como Ganhar Dinheiro com o Pinterest

Existem muitas formas de ganhar dinheiro através do Pinterest. Visto que ele é uma ferramenta de busca, você pode usar suas imagens e vídeos pinados para levar tráfego para uma página de vendas, um conteúdo relevante em seu blog, uma página de captura, gerar mais audiência em alguma rede social ou em seu canal no YouTube.

Estas são apenas algumas formas de fazer com que seu negócio online fique cada vez mais automatizado e gere vendas recorrentes!

Descobrir como usar o Pinterest é uma aventura a cada dia! E, posso te garantir, que é uma aventura que vale a pena encarar porque os resultados são muito expressivos e infinitamente mais rápidos do que gerar tráfego através do Google ou Bing, por exemplo.

E, um dos fatores mais interessantes no Pinterest, é que os Pins não tem validade.Diferentemente das publicações nas redes sociais. Ou seja, uma vez que um Pin obtém bons resultados, você receberá tráfego recorrente em seus canais.

É uma questão de fazer um bom conteúdo e aplicar as estratégias certas. Não tem erro!

Como Vender Produtos no Pinterest

Se você trabalha como afiliado; possui uma loja virtual; blog/site; trabalha com mini sites; lista de e-mails; possui um canal no YouTube; ou Redes Sociais; POR FAVOR, você precisa conhecer o potencial do Pinterest!

Se este artigo não foi o suficiente para te convencer que essa ferramenta precisa fazer parte de sua estratégia de marketing a partir de hoje, então Veja o que outras pessoas estão falando sobre o Pinterest.

A realidade é que mais de 200 milhões de pessoas acessam ao Pinterest mensalmente. E, se você está lendo este artigo, muito provavelmente é porque já ouviu sobre o potencial dele. Caso contrário, não estaria aqui.

Talvez você esteja se perguntando como usar o Pinterest para vender seus produtos. Certamente as maneiras são inúmeras! 

Se você é afiliado, pode colocar seus links para páginas de vendas através de pins criativos que atraiam o público certo para o seu modelo de negócio.

Caso você possua uma loja virtual, poderá criar pins atrativos sobre seus produtos ou serviços e enviar o tráfego para seus canais de comunicação – Blog/site, Canal no YouTube, ou até mesmo suas Redes Sociais, afim de realizar vendas.

Se você trabalha com mini sites, pode colocar links direto para suas páginas dos mini sites para atrair ainda mais tráfego e fazer vendas recorrentes através desse tráfego gerado.

Percebe o potencial? O Pinterest é uma fonte de tráfego gratuita e o conteúdo dele não envelhece, quanto mais tempo o conteúdo está no ar, maior relevância ele terá!

E, é através de uma única ferramenta que você consegue levar tráfego qualificado para todos os seus projetos online.

Quero aprender a usar o Pinterest Estrategicamente

Concluindo

Meu principal objetivo de hoje foi te introduzir em como usar o Pinterest de maneira profissional. E, começar a usar esta ferramenta em sua estratégia de marketing, caso ainda não o faça.

É claro que existem muitas estratégias para gerar tráfego através do Pinterest. Este é um assunto pelo qual venho me interessando e intensificando os estudos a cada dia mais. Com certeza irei trazer novidades sobre o Pinterest por aqui, então, fique antenado!

Se você quer conhecer mais formas alternativas de gerar tráfego para os seus projetos de Marketing Digital, veja este artigo – 5 Fontes Alternativas de Tráfego.  

Ahh, pra você que leu meu artigo da semana passada, só pra te atualizar, ainda estou viajando. Volto domingo, e na semana que vem já tem vídeo novo canal, se Deus quiser! 😀 

E, se não leu, fica aqui o convite, o tema foi SEO On page – Como Otimizar Artigos para Blogs.

Então, por hoje é isso, eu te vejo em breve, Gratidão pela leitura, Milla Ribeiro.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (17 votes, average: 4,94 out of 5)
Loading...

Deixe seu Comentário aqui...