Como Organizar o Tempo – 5 Dicas Pra ser Mais Produtivo

Como Organizar o Tempo? Esta com certeza é a dúvida de muitas pessoas. Principalmente quando começamos a empreender.

Durante nossas vidas temos vontade de conquistar muitas coisas. Desde a infância sonhamos e idealizamos alvos. Porém, executar nossos planos não é tarefa simples.

Algo que eu tenho aprendido nesta nova etapa da minha vida é que organização e disciplina são fundamentais pra alcançar um objetivo.

Além disso, equilíbrio é muito importante nesta tarefa de manter o foco e ser realmente produtivo todos os dias.

Dia 16 vai fazer um mês que voltei com o blog firme e forte. Assim como os posts nas redes sociais.

Contudo, além do projeto deste blog, ainda tenho mais dois outros que demandam a mesma estrutura; trabalho como Social Media; e Designer.

Dar conta de tudo é difícil! Tem semanas que o trabalho é muito exaustivo. Nessas horas só muito planejamento pra conseguir dar conta.

Mas, como se planejar? Vou contar pra você aqui o que eu faço e que tem dado certo (pelo menos na maior parte das vezes! rs).

Se você quer saber sobre organização de tempo e produtividade, eu vou entender que você já tem objetivos e tarefas em mente. Portanto, vou partir direto para a prática – as dicas!

5 Dicas Pra ser Mais Produtivo

Como Organizar o Tempo – 1) Planejamento

Não consigo iniciar minha semana sem ter feito o planejamento no domingo. Quando isso não acontece, e eu começo a segunda sem direção, parece que a semana não rende.

Procuro sempre manter minhas tarefas organizadas, e defino as prioridades. Assim fica mais fácil ter uma visão do todo e conseguir fazer o que é mais importante primeiro.

Como eu faço?

Todo domingo à noite eu anoto em uma planilha no Google Drive minhas tarefas da semana. Faço isso por tópicos, e procuro selecionar um horário pra cada tarefa. Uso a planilha de forma genérica (não detalho as tarefas).

Além disso, eu imprimi um planner, onde coloco as tarefas detalhadas por tipo de trabalho. Dessa forma fica mais fácil me encontrar durante a jornada de trabalho. E, conforme vou fazendo as tarefas, coloco “OK” na folha.

Como Organizar o Tempo – 2)Foco

Foco é um problema que muita gente tem. Tem momentos em que eu perco o foco completamente e depois acabo me sentindo culpada por isso.

Mas, planejar me ajudou a ter clareza do que eu preciso fazer no dia a dia. E, isso me dá mais segurança, além de me deixar menos ansiosa.

Como eu faço?

Hoje eu fecho as abas (do navegador) que não tem relação com aquela tarefa durante a execução. Eu faço uma tarefa até acabar, e digamos que como recompensa por ter finalizado, eu olho por uns 10 a 15 minutos as redes sociais/WhatsApp. (Parece até dependência, né? Mas, quando se trabalha na internet, isso também faz parte do trabalho).

Nos dias que percebo que estou me distraindo demais, gosto de parar e fazer algo completamente diferente. Porque não adianta ficar “batendo cabeça” pra fazer algo, principalmente no meu caso, que trabalho muito com criação.

Minha dica é: respeite seu corpo! Isso é algo que estou buscando aprender. E é algo que preciso trabalhar todos os dias, porque se deixar eu fico o dia inteiro na frente do computador. Só levanto pra ir ao banheiro e pegar comida. Não faça isso!

Como Organizar o Tempo – 3) Disciplina

Como Organizar o Tempo - 3 Disciplina

Disciplina exige comprometimento. Você precisa ter a clareza do que deve ser feito (isso é lá no passo 1), e estar comprometido a fazer o que for necessário para cumprir suas tarefas.

Falar é muito fácil! A verdade é que eu passei a entender que se eu não fizer o que deve ser feito, meu negócio nunca vai crescer e meus objetivos ficam cada vez mais longe de ser alcançados.

Então, como eu quero alcançar meu objetivos, procuro manter o foco e ter esse comprometimento com as tarefas que me propus a fazer.

Como eu faço?

Percebi há um tempo que muitas vezes nós temos mais comprometimento com os outros do que com a gente mesmo.

Em que sentido? Bom, a maioria das pessoas que eu conheço, quando se comprometem com alguém, relacionado a alguma tarefa que precisam fazer, acabam de fato concluindo a tarefa.

Isso porque nós temos receio de decepcionar as pessoas, especialmente alguém próximo ou com quem tenhamos uma relação afetiva achegada.

Então, quando eu percebo que determinada tarefa vai ser difícil pra mim, ou que existe a possibilidade de eu ficar procrastinando, eu comento com alguém que vou fazer “aquilo”, ou nos caso em que existe a possibilidade, eu envolvo a pessoa na tarefa.

Como ambos, as duas pessoas, criam expectativa sobre a tarefa a ser feita, a probabilidade de ela ser executada acaba sendo muito maior. Faça o teste!

Como Organizar o Tempo – 4) Imprevistos

Quando trabalhamos em casa, os imprevistos acontecem com muita frequência. Tanta frequência que às vezes nos tira da graça! rs

Assim que eu saí do meu último emprego pra me dedicar completamente a trabalhar em casa, as pessoas ao redor achavam que eu estava à toa. Isso é muito comum de acontecer.

Antes eu ficava com raiva. Mas, depois eu entendi que as pessoas acreditam que ficar na frente do computador em casa é sinônimo de distração, apenas.

Elas não entendem que esse é o nosso trabalho. Então, cabe a nós explicarmos à elas. Com diálogo e tempo, tudo se ajeita!

Como eu faço?

O meu mundo ideal é ter um dia destinado apenas a resolver os “pepinos”, ou fazer algo que seja fora do atual ambiente de trabalho. Mas, confesso que ainda não consegui fazer isso.

Então, nesse momento tento seguir o passo 3 – Disciplina! Procuro, independente de qualquer imprevisto, cumprir com as tarefas do dia. Não é fácil, porém, foi a saída que encontrei pra tentar manter tudo em dia.

Se o seu caso é lidar com familiares que interrompem seu expediente, converse com eles. Explique que este é o seu trabalho agora, e você precisa de foco pra ter resultados e assim alcançar seus objetivos. Diálogo é muito importante!

Como Organizar o Tempo – 5) Equilíbrio

Como Organizar o Tempo - Equilíbrio

Esse passo aqui tem sido o mais difícil pra mim no momento. Quando eu falo de equilíbrio, falo da sua vida como um todo.

Porque não adianta você trabalhar o dia inteiro, e até ganhar uma boa renda, mas, sua saúde definhar.

Como estou tentando fazer

Vai fazer 7 meses que saí do meu trabalho de carteira assinada, e depois que eu me “tranquei em casa” só saio para os compromissos mais essenciais. E, nas últimas semanas tenho percebido que isso está me fazendo muito mal.

Aí, eu segui meu próprio conselho do passo 3, e me comprometi com minha mãe pra começarmos a caminhar. Na verdade eu amo me exercitar e não fazer isso me faz mais mal psiquicamente, do que fisicamente. Porque eu sei as consequências!

Beba água durante o dia (minha garrafinha tá sempre do meu lado – rs). Se exercite. E, tire tempo pra você – divirta-se!

Decidi trabalhar em casa pra ter qualidade de vida, então, bora fazer isso em todos os aspectos, né?!

Como Organizar o Tempo – Resumindo

Passo 1) Planejamento – Separe um momento no final de semana para planejar a semana seguinte. Anote todas as tarefas e deixe em um lugar que você olhe todo momento enquanto estiver trabalhando.

Passo 2) Foco – Livre-se das distrações ao redor. Feche abas desnecessárias (do navegador), principalmente das redes sociais. Larga o WhatsApp!

Se você não consegue ficar muito tempo fazendo uma mesma tarefa, estipule uma quantidade de minutos para fazer a tarefa, uma quantidade de minutos para uma pausa, e depois volte à tarefa. E, quando completar a tarefa se dê uma recompensa!

Passo 3) Disciplina – Se você tem dificuldades pra fazer algumas coisas sozinho, e sabe que vai procrastinar, comprometa-se com alguém próximo. Busque maneiras de burlar a preguicinha e, principalmente o medo de seguir em frente.

Passo 4) Imprevistos – Imprevistos fazem parte da vida, afinal não podemos controlar tudo ao nosso redor. Esteja preparado psicologicamente para lidar com os desafios do dia a dia. Acalme-se! E, se a cabeça estiver muito quente, tire um tempo pra respirar e volte quando se sentir mais disposto.

Passo 5) Equilíbrio – A busca pelo equilíbrio é constante. Não pense que vai chegar um dia em que você vai estar 100% equilibrado. NUNCA ouvi falar disso!

Procure respeitar seu corpo, ele sempre dá sinais. Não os negligencie! Beba água, se exercite e se dê tempo – divirta-se!

Organizar o tempo é tarefa constante. Mas é possível alcançar nossos objetivos se realmente setamos nossa energia nas coisas certas.  

Espero sinceramente que essas dicas, e minha experiência possa contribuir de alguma forma para te ajudar.

Deixa aqui nos comentários alguma dica que você usa no seu dia a dia pra ser mais produtivo e aproveitar melhor as suas 24 horas.

Te vejo em breve, Gratidão, Milla Ribeiro.

Cursos que eu Indico para quem Deseja Trabalhar Na Internet:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu Comentário aqui...